Rio - Antes de voltar a assumir um clube no Brasil, o ex-técnico do São Paulo, Levir Culpi, quer passar por uma reciclagem no futebol europeu. O treinador embarcou na última terça-feira para Paris, em companhia da esposa e de seu ex-auxiliar Roberto Matter. Depois, irá para Londres, onde se encontrará com o empresário Gilmar Rinaldi para fazer um giro pelos principais centros do futebol do Velho Continente.
A primeira escala de Levir será em Londres, para se encontrar com o técnico e gerente do Arsenal, Arsene Wenger. Depois, o brasileiro seguirá para a Espanha, onde pretende assistir treinos do Atlético de Madri e do Barcelona. O último país a ser visitado será a Itália, com passagens por Milão e Parma. Além de visitar Inter e Milan, o treinador se encontrará com o técnico do Parma, Arrigo Sacchi, que comandou a seleção italiana na Copa de 1994.
Levir e Gilmar assistirão ainda três jogos na Europa. No dia 7 de fevereiro, eles verão o confronto entre Atlético de Madri e Granada, pela Copa do Rei. No dia 11, será a vez de a dupla conferir Inter de Milão x Reggina, pelo Campeonato Italiano, enquanto no dia 14 a partida assistida será entre Milan e Paris Saint-Germain, pela Liga dos Campeões da Uefa.
A volta ao Brasil acontecerá no dia 15, mas Levir ainda não sabe o seu futuro. Ele garante que, desde que deixou o São Paulo, não recebeu nenhuma proposta para dirigir um time.