Rio - Os atletas brasileiros Sanderlei Parrela e Maurren Maggi foram eleitos os melhores atletas sul-americanos, ao lado do venezuelano William Hernandez e da colombiana Norma González. A escolha foi feita por um júri composto por jornalistas sul-americanos, segundo informação da Confederação Brasileira de Atletismo.
A votação, realizada pela primeira vez na América do Sul, pretende dar reconhecimento àqueles que se destacaram na temporada, com base em critérios que analisam marcas e atuações em competições. Cada jurado votou em cinco atletas em cada categoria: Homens adultos, mulheres adultas, homens juvenis e mulheres juvenis.
Sanderlei Parrela foi o vencedor entre os homens, na categoria adulto. Ele recebeu 67 votos dos 81 possíveis, superando Eronildes Araújo, que somou 51 votos, Claudinei Quirino, com 44 e o equatoriano Jefferson Perez, com 43.
A escolha de Sanderlei deveu-se basicamente ao fato da quarta colocação nos 400m nos Jogos Olímpicos de Sydnei. Os jornalistas consideraram a marca excelente, uma vez que o atleta brasileiro passou boa parte do tempo que antecedeu à competição suspenso pela IAAF por suspeita de uso de doping. Somente quando foi comprovada sua inocência, dias antes dos Jogos, é que ele pode se dedicar integralmente à competição.
A atleta Maurren Maggi também foi a vencedora na categoria adulto, somando 58 pontos. Ela, campeã iberoamericana no salto em distância e que terminou o ano passado em décimo lugar no ranking mundial, com a marca de 6,93, superou a argentina Alejandra Garcia, com 43 votos, e a colombiana Felipa Palácios, com 38 votos.
O venezuelano William Hernandez, quinto no Campeonato Mundial de Juvenil em Santiago, acumulou 79 pontos na categoria juvenil homens. A colombiana Norma Gonzalez recebeu todos os votos possíveis (81), superando as brasileiras Maila Machado, com 57, e Perla Regina dos Santos, com 37.