Belo Horizonte - O América está de volta ao seu estádio. Depois de quase cinco meses, a equipe disputa uma partida no Independência, hoje, às 20h30, contra o Coritiba, na segunda rodada da Copa Sul-Minas. A última vez que o América jogou no Horto foi no dia 2 de setembro do ano passado, na vitória de 1 a 0 sobre o Guarani, pela Copa João Havelange.
Hoje também será a primeira apresentação da nova equipe americana diante de sua torcida. Na estréia na Sul-Minas, o time empatou em 3 a 3 com o Figueirense, em Florianópolis. O torcedor poderá ver de perto o zagueiro Arley Álvares; Rogerinho, Andrezinho e Marcelo Borges no meio-campo, e a dupla de jovens atacantes, Alessandro e Rodrigo, que foi liberado pelo Departamento Médico.
Atuar em casa pela primeira vez na temporada, no entanto, não altera a maneira de jogar do América, segundo o técnico Procópio Cardoso. “Temos um compromisso com o torcedor, que é jogar e lutar", afirma. “Lá mesmo em Florianópolis, jogamos ofensivamente. Em momento algum, o time foi defensivo."
O zagueiro Arley Álvares, substituindo André Figueiredo, suspenso, e o meia Marcelo Borges, que teve sua documentação regularizada, vão estrear em jogos oficiais pelo América. Mas Procópio Cardoso tem desfalques. Moacir e Tucho continuam vetados. Claudinei, com feridas nos pés, também não foi liberado pelo Departamento Médico. Até o atacante reserva Fabrício Lima, autor de dois gols contra o Figueirense, fica de fora, com uma contusão muscular na coxa esquerda.
Com as ausências de Moacir e Claudinei, Procópio optou por improvisar Rogerinho como volante. “Nunca joguei como volante e gosto de atuar mais como quarto homem, armando o jogo. Mas vou procurar dar o máximo, sacrificar-me pelo grupo, ainda mais agora neste início de temporada", comenta o jogador, que entrou muito bem na partida contra o Figueirense.
O apoio do treinador e dos demais jogadores também ajuda Rogerinho. “Treinei os dois últimos coletivos como volante e, se o Procópio está me escalando, é porque fui bem. Os companheiros também me orientam quanto ao posicionamento, mas não tem segredo", conforma-se o meio-campista.
No Coritiba, o técnico Ivo Wortmann poderá promover a estréia do goleiro Nei. Caso isso aconteça, Júnior vai para o banco de reservas. Na lateral direita, Paulo Foiane deixa o time para a entrada de Patrício, contratado junto ao Grêmio. Castorzinho ganhou oportunidade de começar jogando, já que Reginaldo Nascimento, com uma lesão na coxa direita, está fora da partida.