Belo Hozionte - O meia Marcelo Borges, finalmente, poderá fazer sua estréia pelo América, hoje, diante do Coritiba, no Independência. Depois de se destacar na pré-temporada em Viçosa, o jogador, emprestado pela Portuguesa, não pôde jogar contra o Figueirense por falta de documentação, problema que foi solucionado terça-feira.
Marcelo Borges garante que o contratempo não atrapalhou sua preparação e até comprou uma chuteira nova para usar hoje. “Estou com a cabeça tranqüila. Sabia que ia jogar, só não sabia quando. Fisicamente, estou bem, já que estava treinando normalmente", avalia o meia. Nos últimos dias, Procópio vinha escalando Marcelo Borges na segunda parte dos coletivos. Para o jogador, pelo curto tempo de preparação até agora, a equipe até que assimilou bem o que quer o técnico Procópio. “O time ainda não tem um entrosamento perfeito", ressalva o meia.
Taticamente, Marcelo Borges terá a obrigação de “alimentar" o ataque americano. “A função será a de sempre: dar passe para os atacantes fazerem gols. Toda a hora a bola vai estar nos meus pés", afirma. Mas o combate não será esquecido pelo meia. “No futebol de hoje quem não ajuda a marcação está morto."
Em meio a tantos jogadores jovens no meio-campo, Marcelo Borges, de 28 anos, sabe que terá uma função especial. “Estou até me sentindo um garoto. Não precisa nem o Procópio pedir. Sei que terei de passar minha experiência a eles, principalmente quando estiverem afoitos, errando passes", reconhece o meia.
Para Marcelo Borges, no entanto, ele também pode levar “bronca" dos mais novos. “A personalidade manda mais que a idade. Todo mundo tem que falar em campo. Joguei no Goiás com 17 anos e gritava com os mais experientes", comenta.
O jogador destaca que a partida de hoje será importante para o América, na Copa Sul-Minas, já que o Coritiba também venceu na primeira rodada, 2 a 1 sobre o Grêmio, de virada. “Dentro de casa, um empate é ruim. Se vencermos, seremos líderes e teremos mais condição de controlar a classificação", argumenta Marcelo Borges, que espera um jogo difícil hoje. “O Coritiba derrotou o Grêmio e está empolgado."