Rio - O primeiro dia do Reef Brazil Classic 2001, etapa do World Qualifying Series (WQS – a Segunda Divisão do surfe mundial) teve sol e boas ondas na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). A quinta-feira marcou a disputa das baterias que envolveram os surfistas que não tiveram boas colocações no ranking mundial da última temporada, entre eles o veterano Pedro Muller, atual presidente da Abrasp, e o novato Daniel Kuerten.
Recordista de vitórias no Circuito Brasileiro - até agora, foram oito - Muller venceu a primeira bateria que disputou depois de ter assumido a presidência da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), no início do ano.
“O fato de eu estar competindo é bom, pois me aproxima mais dos surfistas”, disse ele, que derrotou os também brasileiros Flávio Costa, Gustavo Santos e Carlos Santos. “Todos estão muito satisfeitos com esta nova posição que estou assumindo. Construí uma boa imagem ao longo da minha carreira e vejo de maneira bastante positiva este contato, pois quero poder exercer o cargo de presidente da melhor forma possível.
Destaque da nova geração, o catarinense Kuerten foi uma das surpresas desta quinta-feira. O sobrenome famoso confirma o parentesco de Daniel com o tenista Gustavo Kuerten, de quem é primo.
“Confesso que isso até facilita para arrumar patrocínios, mas para ter sucesso eu tenho de mostrar o meu valor dentro d'água”, disse o surfista de 16 anos, que está em inicio de carreira”.