Estocolmo - O fato de a Suécia não ter enfrentado Adolf Hitler pode ter acabado com as esperanças do país de sediar Jogos Olímpicos após a Segunda Guerra Mundial, de acordo com uma pesquisa publicada na quinta-feira.
O país, cuja capital, Estocolmo, organizou os Jogos em 1912, falhou em sete tentativas desde 1984 para sediar tanto os Jogos de Verão quando os de Inverno.
``A Suécia nunca lutou contra Hitler'', disse o jornal “Aftonbladet”, que publicou a pesquisa compilada durante cinco anos por Christer Persson, chefe da candidatura da cidade de Ostersund para sediar os Jogos de Inverno de 2002.
A pesquisa, com base nas respostas de um questionário que Persson enviou a membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) que decidem via voto qual cidade receberá o direito de sediar os Jogos, revelou que a Segunda Guerra não foi esquecida.
``O que teve muita força contra os Jogos Olímpicos na Suécia é o fato de que a Suécia não se juntou à aliança contra Hitler'', explicou o “Aftonbladet”, citando uma razão dada por vários membros do COI.
``Fiquei atordoado quando recebi as respostas'', disse Persson ao jornal. Os membros do COI escreveram sobre a Suécia e Hitler por iniciativa própria.
Persson citou ainda que as opiniões dos membros do COI, cujos cargos são vitalícios, evidenciam a alta média de idade da entidade.