Florianópolis - O Figueirense provou, na última quinta-feira, ao ser derrotado pelo Grêmio, que pode jogar bem. Agora precisa mostrar que pode vencer. É com esta intenção que o Figueira encara hoje o Internacional, de Lages, no Estádio Vidal Ramos Júnior, na partida que abre a segunda rodada do Catarinense 2001. O confronto representa o reencontro do colorado serrano, campeão da Segundona, com sua torcida e com a elite do futebol catarinense. A partida será transmitida ao vivo pela RBS TV.
O time de Florianópolis está na vice-lanterna na competição, atrás do próprio Inter apenas no saldo de gols. Ambos perderam na estréia - o alvinegro para o Criciúma por 3 a 1, e o colorado para o Joinville por 1 a 0. Apesar da derrota na Copa Sul/Minas, por 2 a 1, em Porto Alegre, o Figueirense tem outra motivação para o confronto de hoje. A equipe apresentou um futebol de grande qualidade no primeiro tempo do jogo com o Grêmio e deu indícios de que a tragédia do último domingo, quando foi massacrado pelo Criciúma, representou apenas um tropeço isolado.
O jogo de Porto Alegre também serviu para aumentar as dúvidas do técnico Valmir Louruz. O desempenho da equipe com três volantes - Alexandre Silva, Júnior Maranhão e Toto - foi considerado o melhor até o momento, mesmo sendo uma formação cautelosa demais. A tendência é que Louruz mantenha o esquema, com o meia Paulo César - o destaque diante do Grêmio - se encarregando da armação de jogadas. No ataque, a novidade pode ser Rodrigo, contratado na última quarta-feira. O jogador não viajou ao Rio Grande do Sul e se juntou ao grupo só em Lages.