Florianópolis - O jovem surfista francês Mikael Picon, 21 anos, é a grande surpresa deste início de temporada. Depois de conquistar o terceiro lugar na abertura do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) na Argentina, Picon faturou o título do Reef Brazil Classic 2001 na Praia da Joaquina e é o novo líder da corrida pelas 15 vagas para o ASP World Championship Tour (WCT, a Segunda divisão do surfe mundial).
Para se tornar o primeiro surfista da França a vencer uma etapa em toda a história do Circuito Mundial, Mikael Picon derrotou na grande final ao potiguar Joca Júnior (vice-campeão), ao niteroiense Guilherme Herdy (terceiro lugar) e ao português Tiago Pires, que ficou com a quarta colocação entre os 144 surfistas de 11 países que participaram da segunda prova da "perna sul-americana de verão". A próxima será no paraíso de Fernando de Noronha (PE), onde entre os dias 05 e 11 de fevereiro ocorre o Hang Loose Pro Contest.
O domingo foi mais um dia de praia lotada, Sol forte e muito calor na Ilha de Santa Catarina. Com a temperatura passando dos 40 graus e as ondas não chegando à meio metro de altura, aconteceu a grande final do Reef Brazil Classic 2001. O niteroiense Guilherme Herdy, que há quatro anos reside em Florianópolis (SC), largou na frente ao tirar notas 5,5 e 6,67 em suas duas primeiras ondas. Tiago Pires também começou bem com uma nota 6,5, mas depois não achou mais ondas.
Já Mikael Picon e o potiguar Joca Jr. dominaram a disputa pelo título nos minutos finais. Joca chegou a pular para o primeiro lugar com uma nota 6,60. Mas, em duas ondas seguidas Picon arrancou um 6,60 e um 5,83 dos juizes e totalizou 17,66 pontos, contra 16,63 de Joca Jr., 15,40 de Herdy e 14,40 de Tiago Pires.
Já na disputa da Taça Prefeita Ângela Amim, a carioca Andréa Lopes iniciou com uma vitória a sua defesa do título brasileiro do ABRASP Super Trials. A grande favorita Jacqueline Silva (SC) terminou em segundo lugar, com Suelen Naraisa (SP) em terceiro e Taís de Almeida (RJ) em quarto.