Londres - A Minardi assegurou seu lugar no grid de largada do campeonato de 2001 da Fórmula 1 na terça-feira com o anúncio de que o empresário australiano Paul Stoddart assumiu o controle da equipe.
"A equipe Minardi anuncia hoje que Paul Stoddart, chefe das empresas do Grupo de Aviação Européia, comprou a organização de Fórmula 1 italiana", disse a Minardi em comunicado. Os valores da transação não foram revelados.
Sem motor, patrocinador principal ou pilotos, a equipe se encontrava em uma posição bastante delicada até a chegada de Stoddart, que agora resolveu a maior parte desses problemas.
A Minardi informou que o primeiro chassis de 2001 da equipe está próximo de ser completado e deverá receber um motor V10 para a temporada, que começa no dia 4 de março na Austrália.
Stoddart foi nomeado presidente e chefe da equipe, substituindo o ex-acionista majoritário Gabriele Rumi. Gian Carlo Minardi vai continuar como diretor da equipe que fundou em 1979.
"Minardi e o Grupo se encaixam como uma luva", disse Stoddart, enquanto Rumi afirmava que a aquisição é uma "solução ideal para todos os problemas existentes da Minardi."
Não foi feito nenhum anúncio imediato sobre os pilotos, mas acredita-se que o espanhol Fernando Alonso será um deles. Os pilotos que correram pela equipe na temporada passada, o espanhol Marc Gene e o argentino Gaston Mazzacane, já deixaram a Minardi. O primeiro é agora piloto de testes da Williams, e o segundo está na Prost.
Segundo as regras da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes precisam definir seus pilotos até a última quinta-feira antes da primeira corrida da temporada.