Rio - O Botafogo ficou em situação delicada na Taça Guanabara ao ser derrotado de virada por 3 a 2 pelo Olaria neste domingo, em Moça Bonita. Felipe e Rodrigo marcaram para o Alvinegro, enquanto Ricardo (2) e Luciano Silva deram a vitória ao Olaria. Com a derrota, o Botafogo cai para a terceira colocação do Grupo A, com quatro pontos, ficando a cinco do líder Flamengo, e o técnico Sebastião Lazaroni, principal alvo da revolta da torcida, tem seu cargo ameaçado.
No primeiro tempo, o Botafogo chegou com freqüência ao ataque, mas finalizou pouco. Os muitos erros de passe do meio-campo alvinegro fizeram com que os atacantes Felipe e Donizete tivessem poucas oportunidades. Além disso, os laterais Gustavo e principalmente Augusto erraram quase todos os cruzamentos que tentaram, facilitando o trabalho da defesa do Olaria.
Aos 6 minutos, o Botafogo teve sua primeira boa chance, quando Augusto furou a bola na entrada da pequena área após cruzamento da esquerda. Dez minutos depois, Rodrigo aproveitou falha da zaga adversária e rolou a bola dentro da área para Alexandre Gaúcho, que chutou forte, mas em cima do goleiro Wellerson, que fazia sua estréia.
Se o Botafogo procurava o gol com insistência, também dava espaço para o Olaria contra-atacar. O time da Rua Bariri explorava os erros do sistema defensivo alvinegro e chegou a assustar algumas vezes, como aos 19, quando Cristiano recebeu na entrada da área e chutou no canto esquerdo de Wagner, que defendeu.
Aos 35, o lateral-direito Gustavo foi substituído por Leandro por causa de uma contusão no tornozelo direito, conseqüência de uma entrada dura. Um minuto depois, Paulo Paiva obrigou Wagner a fazer difícil defesa em cobrança de falta. A última boa chance do Botafogo na primeira etapa aconteceu aos 37 com Felipe, que recebeu passe na área, tirou Daniel da jogada com um drible de corpo mas chutou para fora.
Com Donizete deslocado para a ponta direita, o Botafogo criou cinco oportunidades claras de gol nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Logo aos 8, Dênis lançou na direita para Donizete, que cruzou para Felipe escorar com o pé esquerdo da entrada da pequena área, fazendo 1 a 0. Dois minutos depois, novamente Donizete cruzou da direita para Felipe, que matou no peito e cabeceou fraco no canto esquerdo de Wellerson, que teve tempo para se recuperar e fazer a defesa.
Aos 12, Donizete ficou por duas vezes cara a cara com o goleiro do Olaria, mas desperdiçou ambas as chances: primeiro, chutou rasteiro e Wellerson salvou com o pé; no outro lance, concluiu para fora. O atacante alvinegro ainda fez grande jogada aos 18, quando driblou três adversários para em seguida chutar fraco. Aos 24, Donizete passou entre dois jogadores do Olaria mas se atrapalhou ao tentar driblar Wellerson.
Ao mesmo tempo em que se destacava na segunda etapa, Donizete perdia gols que mais tarde fariam falta ao Botafogo. Aos 28, veio o início do castigo ao time alvinegro: mesmo cercado por dois adversários, Marco Aurélio conseguiu fazer um cruzamento perfeito para Ricardo, que cabeceou no ângulo direito. Três minutos depois, o Olaria conseguiu a virada. Carlos fez jogada pelo meio e tocou na direita para Ricardo, que chutou no canto esquerdo de Wagner.
Aos 42, o Olaria ampliou o placar em contra-ataque: Carlos driblou Wagner e a bola sobrou para Leandro Silva, que ainda tirou Serginho da jogada antes de concluir. O Botafogo ainda diminuiu aos 46, com Rodrigo, porém nem mesmo os seus jogadores acreditavam em um empate, já que ninguém foi buscar a bola dentro do gol.