Porto Alegre - Embora considere difícil, a Juventus vai tentar. Ontem, o diretor de futebol Luciano Moggi confirmou para o diário esportivo italiano Guerin Sportivo que Ronaldinho é uma das alternativas para substituir o craque Alessandro Del Piero, em crise técnica desde o retorno após grave distensão muscular sofrido no ano passado, em jogo diante da Udinese.
O clube aceita pagar até US$ 30 milhões. Moggi confirmou que Máximo Bernardi é um empresário ligado a Juventus. Uma reunião em Turim, da qual fizeram parte o presidente Franco Giraldo e o ex-jogador Roberto Bettega decidiu procurar um substituto para Del Piero.
Ídolo na Itália, Del Piero está há mais de um ano com atuações pífias. Marcou apenas um gol desde o problema muscular. Cansada de esperar pela volta aos bons tempos, a direção decidiu oficialmente encontrar um jogador do mesmo quilate. Del Piero e Ronaldinho são da mesma posição. Moggi diz ter informações seguras de que não faz parte dos planos dos representantes do artilheiro sair diretamente do Grêmio para o mercado italiano, considerado de extrema competitividade e de adaptação mais complexa. Nesse caso, os dirigentes da Juventus temem que o Milan, mais rico e poderoso, compre o jogador mais adiante diretamente do PSG, por um valor astronômico, bem acima dos US$ 30 milhões.
”Se a Juventus está interessada, é legal. Bom saber que o meu futebol está sendo reconhecido”, afirmou Ronaldinho.
A Juventus só tem cacife para comprar o craque agora. E, para isso, teria de convencer Ronaldinho e o procurador Assis a mudar de idéia quanto ao PSG. Máximo Bernardi, o empresário que virá a Porto Alegre, sabe disso. Mesmo, assim, vai tentar. Uma possibilidade é aliar-se ao Grêmio e apostar na tese gremista, de que o contrato de Ronaldinho não é afetado pela nova lei do passe, cuja vigência começa no dia 26 de março, dando liberdade total ao jogador sobre o seu futuro.
”Oficialmente, não fui procurado por nenhum empresário italiano. Se isso acontecer podemos conversar. Não há problema algum, pois o Ronaldinho é do Grêmio, como qualquer outro jogador do plantel”, garantiu o presidente José Alberto Guerreiro, explicando que a briga jurídica entre o clube e PSG não determina nenhum tipo de impedimento.
Mas não está apenas no Olímpico o limite do alcance dos dólares italianos. Além da Roma, cujo interesse foi revelado pelo pai do volante do Inter Fábio Rochemback, a Juventus também recebeu indicação para contratá-lo. Olheiro do clube no campeonato sul-americano sub-20, o argentino Omar Sivori, famoso ex-jogador da Juventus nos anos 70, não teve dúvidas ao sugerir apenas um nome a Paolo Bettega e Luciano Moggi: Rochemback. Os valores para tirar o volante do Inter e da Seleção Brasileira seriam menores, claro. Mas Moggi confirmou ter recebido a indicação de Sivori sobre o jogador do Inter, titular da seleção campeã do sul-americano.