São Paulo – A equipe brasileira que vai disputar em 2002 as provas de bobsled (trenó) nos Jogos Olímpicos de Inverno derrubou os favoritos. Se não ainda nas pistas de neve norte-americanas, pelo menos nas páginas de jornais do país que vai sediar a competição em Salt Lake City.
Em uma olimpíada marcada pela corrupção na hora da escolha da sede, a história do time nacional impressionou os donos casa. A participação de uma equipe de um país onde a pouca neve que por vezes dá as caras não é suficiente para que sejam feitas competições ganhou destaque no ‘USA Today’, um dos mais importantes jornais de circulação nacional nos EUA.
O jornal relata a aventura de Eric Maleson, que foi para Boston (EUA) aprender inglês, conheceu o Bobsled e, aos 33 anos, é um dos líderes do time nacional medalha de bronze na Copa América e que se prepara par os Jogos Olímpicos de Inverno.
A inevitável comparação com o time jamaicano que também disputou os Jogos de Inverno é lembrada na reportagem e o atleta brasileiro reconheceu a influência do feito que ganhou as telas de cinema no filme ‘Jamaica abaixo de zero’. “Foi uma coisa impressionante e nos fez pensar”, afirmou Maleson ao ‘USA Today’.
O time brasileiro disputa é formado por Maleson (piloto), Rodrigo Palladino, Edson Bindilatti e Edison Trindade Jr. Depois da prata conquistada na Copa América, eles se preparam para disputar duas etapas da Copa do Mundo ainda em fevereiro, no Canadá (Calgary) e EUA (Utah).
Para chegar lá, os brasileiros esperam receber os US$ 40 mil que o Comitê Olímpico Brasileiro prometeu. “Eles gostam de enviar o dinheiro no final”, disse o piloto do time nacional.