Hong Kong (China) - O técnico do Japão, Philippe Troussier, disse que reunirá os melhores jogadores do país para o amistoso contra a França, em março, mesmo que tenha que pedir à Federação Internacional de Futebol (Fifa) para liberar os jogadores.
O último campeão da liga japonesa, Jubilo Iwata, joga as quartas-de-final do Campeonato Asiático de Clubes na Indonésia no final de março, data que coincide com o amistoso, no Stade de France.
``Temos um compromisso muito importante na França'', disse o treinador.
``Meu objetivo é mostrar o melhor do Japão e por isso tenho que levar os melhores jogadores. Sou o técnico da seleção e meu calendário foi aprovado pela Associação de Futebol do Japão (JFA). Chamarei os melhores. Os problemas dos clubes, não são meus. A JFA me paga para ser o técnico, eles me dizem para fazer o meu trabalho, de completar meu objetivo e por isso chamarei os melhores'', completou o técnico.
O Jubilo Iwata ganhou o campeonato Asiático de clubes em 1999, antes de levantar a taça da Super Copa da Ásia, que o classificou para o Mundial Interclubes da Fifa.
O Jubilo enfrenta o time da Indonésia, PSM Makassar, da Coréia, Suwon Bluewings, e o da China, Shandong Luneng.
Quase certos na escalação do técnico estão: Naohiro Takahara, Daisuke Oku, Toshihiro Hattori e o jogador mais valioso da Copa Asiática, Hiroshi Nanami.
Outros que podem completar a lista são: Toshiya Fujita e Masashi Nakayama.
``Se Shun-ichiro Okano, presidente da JFA, disser que a melhor idéia é permitir que eles não joguem, aí, é outra situação'', explicou Troussier.
`
`Todos têm problemas. Shimizu tem jogos marcados para a mesma data. Assim como o Verdy Kawasaki. Mas é assim no mundo inteiro. Os brasileiros e argentinos não jogam sempre na Liga dos Campeões. É o mesmo problema e é por isso que existe a idéia de um calendário internacional coerente''.