São Paulo – O Vasco começou com a mão esquerda sua participação na Liga Sul-Americana em sua versão 2001. No Chile, o time nacional foi derrotado pelos argentinos do Gimnasia, por 88 a 87, em partida definida nos segundos finais.
O jogo abriu a disputa pelas duas vagas do grupo A e desde o início o time brasileiro esteve atrás no marcador. Sem dois de seus principais atletas, o ala Demétrius e o pivô Vargas, machucados, o Vasco perdeu o primeiro quarto por 29 a 19 e terminou a etapa inicial com desvantagem de 50 a 40.
A reação brasileira começou no terceiro quarto e parecia completada no final. Quando faltava um minuto para o encerramento da partida o Vasco assumiu o comando do marcador. Porém, a nove segundos do fim, o time nacional desperdiçou um ataque permitindo que, no contra-ataque, os argentinos passassem à frente.
O armador Helinho foi o maior pontuador do Vasco, com 19. Pelo time argentino, Masieri fez 23 pontos e Scott David, 22.
Os vascaínos buscam a reação nesta terça-feira. Vão enfrentar, a partir de 20h (de Brasília), o Alas Peruanas. Na seqüência, o Gimnasia enfrenta os donos da casa do Provincial Osorno.