Rio - Numa tarde de muita inspiração do meia Jorginho, autor de três gols, o Fluminense goleou o Friburguense por 6 a 1, neste sábado, no Maracanã. Com este resultado, terminou em primeiro lugar no Grupo B, por ter melhor saldo de gols que o Vasco. O Fluminense vai enfrentar, nas semifinais da Taça Guanabara, o Americano de Campos.
O Fluminense começou melhor, valendo-se principalmente da velocidade dos atacantes Alessandro e Roni e da habilidade dos meias Jorginho e Fernando Diniz. Aos 12 minutos, Tiago Silva fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Fernando Diniz, que sofreu pênalti de Bill. Roni bateu bem e marcou.
O Fluminense continuou melhor e teve a chance de ampliar o placar. Aos 18 minutos, Alessandro avançou pela direita e cruzou para Roni, que cabeceou por cima do travessão. No entanto, o time treinado por Valdyr Espinosa deu espaços e o Friburguense começou a dar trabalho.
Assim, aos 19 minutos, o Frinurguense conseguiu o empate. Julinho cobrou córner, da esquerda, e Léo Rachid, de cabeça, empatou o jogo.
No entanto, durou pouco a alegria do time do interior do Estado do Rio de Janeiro. Aos 23 minutos, Tiago Silva cruzou da esquerda, Adriano falhou e Jorginho, de cabeça, fez Fluminense 2 a 1.
Um minuto depois, Roni chutou da entrada da área. Adriano largou e Alessandro pegou o rebote. A bola bateu em Adriano e se chocou com o travessão.
O Fluminense aumentou a pressão. Aos 37 minutos, Alessandro lançou Marcão, que penetrou livre e, de dentro da área, chutou por cima do travessão. Dois minutos depois, Roni tocou para Fernando Diniz, que penetrou livre na área e chutou em cima de Adriano, desperdiçando ótima oportunidade.
O Friburguense não se entregou. Aos 40 minutos, Julinho bateu falta com perigo, rente à trave. Três minutos depois, Jorginho tabela com Fernando Diniz, entra na área e chuta sem defesa para Adriano. Fluminense 3 a 1, placar do primeiro tempo.
No segundo tempo, o Fluminense não diminuiu o ritmo. Principalmente Jorginho, que estava em tarde inspiradíssima. Logo aos 6 minutos, Roni foi lançado, mas perdeu o gol. Adriano defendeu com o pé. No entanto, a bola sobrou para Jorginho que, de cobertura, faz Fluminense 4 a 1, o terceiro gol do craque de 35 anos no jogo.
Um minuto depois, o árbitro Sérgio Cristiano não marcou pênalti de Léo Rachid em Alessandro. O Fluminense continuou a pressão, apesar do forte calor. No final da partida, Marcos Brito, que tinha entrado no lugar de Alessandro, ainda fez dois gols, aos 39 e 44 minutos.