Rio - Faltando apenas duas semanas para o início
da temporada 2001 da Fórmula Indy, todas as equipes testam seus carros para
fazer os últimos acertos necessários. A equipe Hollywood Mo Nunn, do
brasileiro Tony Kanaan, terminou nesta quarta-feira uma sessão de dois dias
de teste no
circuito misto Sebring International Raceway, na Flórida, viajando em
seguida
para Miami, onde começou o penúltimo dia de testes. “Já gastamos 8 dos 10 dias a que temos direito, e estamos bem impressionados
com a boa
performance do carro", disse Kanaan, que dirige pelo segundo ano consecutivo
o carro número 55 da Hollywood Mo Nunn.
Para evitar que os times mais endinheirados levem vantagem testando
mais
vezes que as escuderias pequenas, o novo regulamento da CART (Championship
Auto Racing Teams), organizadora da categoria, restringiu o número de
testes.
Equipes com dois carros podem testar só por 10 dias antes da abertura do
campeonato, que acontecerá em 11 de março, no circuito de Monterrey, no
México. Os times com apenas um carro têm direito a 12 dias de teste. Depois
que for dada a largada da primeira das 21 etapas, ninguém mais poderá
acelerar seus carros fora dos finais de semana de corrida.
No circuito misto de Homestead Miami Speedway, os times Hollywood Mo
Nunn e
Green correm para aproveitar seus últimos dias de treino.
- O Tony tem conseguido boas marcas com o novo Reynard/Honda, mas o carro do
Alex
(Zanardi) apresentou alguns problemas, conta o engenheiro Morris Nunn,
proprietário da escuderia. De fato, o bicampeão da Indy (1997/98), novo
companheiro de Tony na equipe, praticamente não andou ontem, em Sebring, com
falhas no câmbio. Já Kanaan percorreu cerca de 512 quilômetros, equivalentes
a 320 milhas, sem problemas.
Em Sebring, testaram também os brasileiros Christian Fittipaldi, da
Newman-Haas, e Bruno Junqueira, da Chip Ganassi. As equipes Sigma,
Bettenhausen e Forsythe chegaram na terça-feira para finalizar seus testes.
Paul Tracy
e Dario Franchitti, da Green, também optaram pelos circuitos da Flórida.
Além
de Sebring e Miami, os circuitos de Phoenix, no Arizona, e Laguna Seca, na
Califórnia, também estão sendo usados pelas equipes, já que os autódromos do
norte dos Estados Unidos ainda vivem o frio e a neve do final do inverno
norte-americano.