São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten assegurou nesta sexta-feira sua classificação para as semifinais do Torneio de Buenos Aires. Depois de levar um 6/0 do argentino Guillermo Cañas no primeiro set, o catarinense reagiu marcando 6/1 e 6/2 na seqüência após 1h35min de jogo mantendo as esperanças de retomar o posto de número 1 da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial do tênis. Para voltar ao topo, ele precisa chegar à final da competição na Argentina.
A semifinal, neste sábado, será contra o espanhol Fernando Vicente, que não precisou fazer muita força para superar o austríaco Markus Hipfl nas quartas. Vindo do torneio de classificação depois de eliminar o brasileiro Alexandre Simoni, o tenista da Áustria mostrou estar enfrentando problemas físicos desde o início do acabou desistindo da partida ao perder o primeiro set por 6/4.
No início da partida desta sexta, Guga não foi sombra do tenista que terminou a temporada passada no posto de número 1 do mundo. Errando muito e sacando de forma deficiente, teve seus três serviços quebrados no primeiro set. No hora de Cañas sacar, o brasileiro também não conseguiu ameaçar. Levou um ‘pneu’ (6/0) em apenas 20min.
Guga deu a impressão de que seria presa fácil mais uma vez no segundo set. Logo no primeiro game, por três vezes teve seu saque ameaçado. Porém, na hora da decisão, acabou vencendo. Isso deu confiança ao brasileiro que, na seqüência, quebrou o serviço do argentino e jogou em vantagem conseguir o empate após 35min.
No set final, Guga voltou a levar um susto tendo seu serviço ameaçado logo de cara. Mas conseguiu reverter a desvantagem de 15-40 evitando que o argentino ganhasse confiança. De quebra, ainda quebrou o saque de Cañas logo na seqüência. Assumiu assim, definitivamente, o controle do jogo e caminhou para sua terceira vitória no torneio.