CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prisão de ativista abala candidatura olímpica chinesa
Sexta-feira, 23 Fevereiro de 2001, 19h26
Atualizada: Sexta-feira, 23 Fevereiro de 2001, 19h27

Pequim - Pequim parabenizou a si mesma na sexta-feira pelo trabalho bem feito à medida em que chega ao fim a inspeção da candidatura chinesa para sediar as Olimpíadas de 2008 feita por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI.)

Mas a inspeção foi novamente ofuscada por problemas de direitos humanos depois de uma notícia sobre a prisão de um ativista que pedia para o COI usar sua influência para libertar presos políticos. A notícia veio à tona um dia depois de a polícia confirmar que uma mulher foi mandada a um campo de trabalho por fazer a mesma reivindicação.

O Centro de Informação pelos Direitos Humanos e pela Democracia, localizado em Hong Kong, disse que a polícia prendeu Wang Jinbo ao leste da cidade de Qingdao, na quinta-feira. Wang está entre os 28 dissidentes que assinaram uma carta ao COI pedindo a libertação de ativistas presos, sob o argumento de que isso violaria o espírito olímpico.

Os dirigentes da candidatura chinesa alegaram não saber de nenhuma pessoa presa por se opor ao pleito chinês, e pediu ao COI para não misturar esporte com política. ``Nós entendemos que o espírito olímpico pede a separação entre esporte e política'', disse Jiang Xiaoyu, vice-presidente do comitê de candidatura de Pequim. ``A popularidade do movimento olímpico se deve ao fato de ele transcender diferenças de raça, nacionalidade e religião''.

O chefe da equipe de inspeção do COI, Wein Verbruggen, disse que eles estão na China para avaliar as vantagens esportivas e os aspectos técnicos do país, e não a sua política.

Alguns analistas opinam que, se a China sediar os Jogos, haveria uma aceleração nas reformas políticas no país através da integração com a comunidade internacional.

Por outro lado, há opositores que entendem que o COI não deveria aprovar um governo responsável pelo massacre de 1989 de estudantes pró-democracia na Praça da Paz Celestial.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Olimpíada 2008
Visitas começam a decidir sede dos Jogos de 2008
COI recebe documentação de candidatos a jogos de 2008
Tricampeão olímpico deve votar contra Pequim-2008
Moscou tenta agradar ao COI
Veja lista completa