São Paulo - Depois do penúltimo lugar na Copa João Havelange, no ano passado, o Corinthians está bem perto de outra marca negativa: ficar fora da fase final do Campeonato Paulista depois de 16 anos. A campanha em 2001 mostra cinco pontos e o 14º lugar na tabela.
A última vez que o fato aconteceu foi em 1985, quando as semifinais do torneio regional foram disputadas por São Paulo, Portuguesa, Guarani e Ferroviária.
De lá para cá, o Timão sempre participou das fases decisivas, com exceção dos anos de 1994 e 1996, quando o Palmeiras conquistou os títulos em pontos corridos. Dentro desse período, o Corinthians conquistou quatro títulos e quatro vice-campeonatos paulistas.
Mesmo com a turbulência atual, o meio-campista Ricardinho ainda acredita na reação alvinegra. “ Temos mais nove partidas, 27 pontos para disputar. Com três vitórias, a gente pode subir e surpreender”, acredita o meia.
Mas não são todos que pensam como o jogador. Até Wanderley Luxemburgo, que faz questão de dizer que ainda não jogou a toalha, utiliza um discurso menos positivo. “ Temos obrigação de trabalhar e crescer dentro da competição. A classificação é complicada”, afirma o ex-técnico da Seleção Brasileira.
E para tentar mudar a situação, o elenco corintiano viaja, terça à noite, para Serra Negra. O retorno à capital só acontece no dia 10 de março. As negociações para o retorno do colombiano Rincón recomeçam apenas quarta.