CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 Últimas Notícias
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Temporada 2001 mostra caras novas na Austrália
Quarta-feira, 28 Fevereiro de 2001, 20h33

Londres - Poucos na Fórmula 1 prestam atenção ao velho ditado de que ``em time que está ganhando não se mexe''. Isso se deve em parte ao ritmo implacável do desenvolvimento tecnológico que a categoria apresenta, mas também por não haver mais muitas equipes competitivas, em condições de vencer uma corrida. A campeã mundial Ferrari e sua concorrente direta, a McLaren, são as únicas equipes que ganham uma corrida desde setembro de 1999, quando o britânico Johnny Herbert deu uma surpreendente vitória à equipe Stewart em Nurburgring.

Os carros vermelhos e prateados ganharam juntos 17 corridas e dividiram 322 pontos na temporada passada, enquanto a Williams, terceira colocada teve de se contentar com 36 pontos. A Ferrari e a McLaren dividiram os títulos de pilotos e construtores desde que a Williams e Jacques Villeneuve venceram em 1997. Sete dos 22 pilotos a se alinharem no grid do GP da Austrália, no dia 4 de março, não estavam na temporada passada.

O colombiano Juan Pablo Montoya, o finlandês Kimi Raikkonen, o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Enrique Bernoldi são debutantes nas equipes Williams, Sauber, Minardi e Arrows, respectivamente. O brasileiro Tarso Marques, que já disputou corridas pela Minardi, retorna à equipe. O francês Olivier Panis volta a correr pela BAR depois de passar a temporada passada como piloto de testes da McLaren, enquanto o brasileiro Luciano Burti estréia depois de disputar um GP pela Jaguar substituindo Eddie Irvine.

Um vento de mudanças soprou na F1 desde outubro, mas a Ferrari parece mais protegida do que a maioria das outras equipes. O diretor Jean Todt, o diretor técnico Ross Brawn, o chefe do departamento de motor Paolo Martinelli e o designer Rory Byrne foram confirmados em seus cargos até 2004.

O campeão mundial Michael Schumacher está garantido por contrato até o final de 2002 e seu companheiro de equipe continua a ser o brasileiro Rubens Barrichello. ``Nós temos uma equipe vencedora e compacta'', disse o presidente da Ferrari, Luca Di Montezemolo. ``Nós queremos manter a estabilidade conquistada nestes últimos anos. Nós vencemos e queremos continuar vencendo. Nossos homens-chaves continuarão conosco por um longo tempo''.

Montezemolo reclamou do assédio de outras equipes em cima de seus funcionários de ponta. Tad Czapski, especialista em eletrônica, saiu da Ferrari para a Benetton. Em seu lugar, entra Chris Dyer, ex-Arrows, que vai comandar a análise de dados do carro de Schumacher. McLaren, Benetton, Jaguar, Jordan e Prost também anunciaram mudanças.

A Jaguar tem como novo conselheiro-chefe o ex-campeão Nikki Lauda, enquanto a Prost tem no brasileiro Pedro Paulo Diniz um novo parceiro. Diniz aposentou-se como piloto e comprou boa parte da equipe depois de terminar a temporada passada em último lugar, sem nenhum ponto. Steve Nichols e Henri Durand saíram da McLaren e se juntaram à Jaguar e à Prost, respectivamente, enquanto o engenheiro de design Stephen Taylor foi contratado pela Sauber. Mike Gascoyne começou seu trabalho na Benetton, depois de sair da Jordan. Outro que percorreu o mesmo caminho de Gascoyne foi o chefe de design Mark Smith.

``Será uma grande perda para nós, sem dúvida alguma'', disse a porta-voz da Jordan a respeito da saída de Smith. Por outro lado, a Jordan terá o reforço de Eghbal Hammidy, especialista em aerodinâmica que trabalhava na Arrows.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
FIA
Villeneuve ataca cartolas da F-1
Chefão da F-1 descarta liga alternativa
FIA aprova controle de tração
Carro da BAR liberado para GP da Austrália
Veja lista completa