Havana (Cuba) - Mais de 15.000 cubanos, entre eles o presidente Fidel Castro, participaram da despedida de três desportistas cubanos das competições profissionais: o boxeador Félix Savón, a corredora Ana Fidelia Quirot e a jogadora de vôlei Mireya Luis.
Savón, agora treinador da equipe cubana de boxe, acumula seis campeonatos mundiais e três medalhas olímpicas consecutivas, recorde igualado apenas pelo também cubano Teófilo Stevenson e o húngaro Laszlo Papp.
Mireya Luis, uma das melhores jogadoras de vôlei de todos os tempos, foi capitã da equipe que faturou o ouro nos jogos Olímpicos de Barcelona-94 e Atlanta-96, e integrante da equipe que conseguiu o terceiro ouro olímpico consecutivo em Sydney-2000.
Quirot, duas vezes campeã mundial e prata em Atlanta-96, é agora mãe de duas filhas, depois de dar um exemplo mundial de perseverança e valor pessoal.
Após um trágico acidente doméstico em 1993, quando sofreu queimaduras em 38% do corpo e perdeu uma gravidez em fase final, dedicou-se a uma recuperação paciente contradizendo prognósticos de médicos e especialistas.