São Paulo – Gustavo Kuerten teve mais trabalho que o esperado para confirmar seu favoritismo e eliminar Fernando Meligeni no clássico brasileiro pelas quartas-de-final do Torneio de Acapulco (México). Venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/7, 6/3, 3/2 e desistência depois de muita dificuldade para que a partida fosse iniciada. Fininho abandonou a quadra com dores nas costas. Nas semifinais, neste sábado, Guga terá pela frente o argentino Guillermo Cañas, que eliminou o compatriota Gastón Gaudio com um duplo 6/4.
O clássico brasileiro no México foi precedido de uma novela. Choveu durante quase todo o dia na cidade mexicana adiando o início da partida. Prevista para 18h, a disputa começou às 20h09 (horários de Brasília). Quando os tenistas entraram em quadra, logo se percebeu que o piso não estava em boas condições. Ainda no primeiro game, Meligeni deu uma ‘deixadinha’ perto da rede e Guga caiu quando tentava devolver.
O juiz decidiu então interromper a partida, às 8h12, para que a quadra passasse por um processo de secagem. Depois de pouco mais de uma hora, o jogo recomeçou. Meligeni conseguiu manter o equilíbrio na disputa contra o número 1 do mundo. Guga teve algumas chances de quebrar o serviço do rival, mas não conseguiu.
O set acabou indo para o tie-break. O tenista catarinense, que vinha tendo aproveitamento de 100% quando acertava o primeiro saque, cometeu alguns erros na hora de decidir e facilitou o trabalho de Meligeni, que venceu por 7 a 3 após 59min.
Meligeni começou embalado o segundo set e conseguiu logo no começo uma quebra do serviço de Guga chegando a fazer 3 a 1. Mas, a partir daí, Guga tomou o controle da partida não perdendo um game sequer e fechando o set após 31min.
No set final, Fininho teve problemas físicos. Por duas vezes pediu o atendimento do fisioterapeuta do torneio. Conseguiu levar o jogo equilibrado até o quinto game, quando teve seu serviço quebrado. Perdendo por 3 a 2, abandonou a quadra por causa do problema das costas.