São Paulo – Depois de meses de testes e apresentações de carros novos, a temporada 2001 da Fórmula 1 começou exatamente como terminou a de 2000, com o alemão Michael Schumacher na frente. O tricampeão mundial abriu o caminho para o tetra com uma vitória no GP da Austrália, disputado na madrugada deste domingo no circuito de Albert Park, em Melbourne.
Schumacher largou na pole position e só perdeu o primeiro lugar por algumas voltas quando fez seu pit stop (parada para reabastecimento e troca de pneus). O britânico David Coulthard, da McLaren, ficou em segundo lugar. O brasileiro Rubinho Barrichello completou o pódio na terceira posição.
Foi a 45ª vitória de Schumacher, que está a seis de conseguir igualar o recorde de Alain Prost, maior vencedor da Fórmula 1. Seu irmão, Ralf, no entanto, se envolveu em um grave acidente com o canadense Jacques Villeneuve. A batida provocou a morte de um comissário da prova.
Barrichello, que conseguiu o segundo lugar no grid, largou mal e caiu para o quinto lugar. Partiu para recuperar posições e teve até uma batida, com Heinz-Harald Frentzen. O brasileiro da Ferrari, apesar de ter forçado a ultrapassagem, acabou levando a melhor.
Chegou a assumir o terceiro lugar e herdou o segundo após a batida do finlandês Mika Hakkinen, que acabou abandonando a prova. Perseguido por Coulthard, Barrichello acabou sendo ultrapassado e não conseguiu seguir o ritmo imposto pelo britânico da Mclaren.
Dos outros brasileiros, apenas Luciano Burti, da Jaguar, chegou ao final. Terminou em oitavo lugar. Tarso Marques, da Minardi, com problemas no carro, e Enrique Bernoldi, da Arrows, que bateu, ficaram pelo caminho logo nas primeiras voltas.
Entre os ‘pobres’ a ‘vitória’ ficou com o francês Olivier Panis. O piloto da BAR, que passou a temporada 2000 como piloto de testes da McLaren, voltou às corridas com um quarto lugar. A Sauber foi outra surpresa. Com o alemão Nick Heidfeld ficou em quinto lugar e ainda conseguiu o sétimo posto com o estreante finlandês Kimi Raikonnen.
Frenzen, prejudicado por Rubinho, fez uma corrida de recuperação e ainda conseguiu chegar à zona de pontos completando a corrida em sexto lugar.