Rio - A primeira partida do brasileiro Gustavo Kuerten no Masters Series de Indian Wells foi confirmada para esta terça-feira, em horário ainda indefinido. O jogo será contra Cecil Mamiit, 125º colocado no ranking de entradas e 83º na Corrida dos Campeões. O americano teve de disputar o qualifying para chegar à chave principal do torneio.
Mamiit tem 24 anos, mede 1,73m e nunca enfrentou o brasileiro. Sua melhor posição no ranking de entradas foi o 72º lugar, em 1999. “ Mamiit corre bastante durante todo o jogo. Ele também devolve todas as bolas e gosta de jogar no peso do adversário”, analisou Guga.
Para o técnico Larri Passos, a paciência será o segredo para vencer o americano. “ Guga terá de jogar com inteligência e saber a hora certa de atacar.”
O Masters Series de Indian Wells, primeiro desta série em 2001, será o segundo torneio em quadras rápidas que o brasileiro disputará nesta temporada -- Guga foi derrotado na segunda rodada do Aberto da Austrália, em janeiro. No ano passado, Guga conquistou dois títulos neste tipo de piso: o do Torneio de Indianápolis, nos EUA, e o da Masters Cup, em Lisboa, Portugal.
“Depois dos Grand Slams, estes torneios são os mais importantes do circuito e todos tentam se preparar da melhor maneira possível para eles. Nos últimos dois anos deu certo”, explicou Guga.
Em 2000, o brasileiro foi muito bem nas competições da Masters Series, sendo vice-campeão em Miami, EUA, e Roma, Itália; campeão em Hamburgo, Alemanha; e semifinalista em Cincinnati, EUA, e Paris, França.
O tenista foi confirmado nesta segunda-feira na liderança do ranking de entradas, com 4.225 pontos. Na Corrida dos Campeões, como não disputou nenhum torneio na última semana, Guga caiu do sétimo para o nono lugar, com 97 pontos. Se passar para a segunda rodada em Indian Wells, o brasileiro somará mais sete pontos na Corrida e outros 35 no ranking.