Sepang - O tricampeão mundial Michael Schumacher terá a chance neste fim de semana, no Grande Prêmio da Malásia, de se tornar o único piloto de Fórmula 1 vivo a ter vencido seis corridas consecutivas.
O italiano Alberto Ascari, já falecido, venceu nove corridas entre 1952 e 1953, mas desde então o máximo que um piloto conseguiu vencer de forma consecutiva foi cinco provas -- marca atingida pelos britânicos Jim Clark e Nigel Mansell, pelo australiano Jack Brabham e agora por Schumacher.
A história está ao lado do alemão.
O circuito de Sepang receberá um Grande Prêmio pela terceira vez e os torcedores locais ainda não viram um piloto que não seja da Ferrari subir ao ponto mais alto do pódio. Eddie Irvine venceu em 1999 e Schumacher em 2000.
Schumacher é o favorito para a corrida, que estará sob enorme observação depois da morte de um fiscal de pista no GP da Austrália.
A grande questão do momento é a segurança na pista em relação à velocidade, algo que será monitorado de perto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A FIA está preocupada com o aumento da velocidade com a nova guerra de pneus entre a Michelin e a Bridgestone e poderá tomar alguma atitude.
Schumacher conseguiu a pole na Austrália com um tempo cerca de quatro segundos melhor do que o que Hakkinen fez no ano passado para garantir o primeiro lugar no grid.
``Se as corridas na Malásia e no Brasil (as duas próximas do calendário) confirmarem, como eu temo, os resultados obtidos em Melbourne, a FIA terá que agir rapidamente'', disse na semana passada o presidente da entidade, Max Mosley.