São Paulo - O Cruzeiro passou sufoco, mas bateu o Sporting Cristal por 1 a 0 na madrugada desta quarta-feira, em Lima, na estréia do time mineiro no Grupo 4 da Copa Libertadores. Alessandro, que chegou ao time da Toca da Raposa em uma troca com Viveros do Fluminense, marcou o gol da vitória.
O Sporting vinha de duas derrotas na competição - perdeu de 1 a 0 do Olimpia, do Paraguai, e do Emelec, do Equador. Com a vitória, o Cruzeiro chega aos três pontos e fica na terceira colocaçào do grupo, atrás do Emelec e do Olimpia.
Em 1997, as duas equipes fizeram a final da competição. Os brasileiros levaram melhor. Dessa vez, o jogo foi feio, principalmente no primeiro tempo, em que não houve nenhuma chance de gol. O Cruzeiro tentava entrar na defesa tabelando, mas foi desarmado em todas as jogadas.
Pelo Sporting, o único perigo era o meia Jorge Souto, que era o cérebro da equipe da casa. Os dois times tentaram cruzamentos na área, mas os zagueiros estiveram bem.
O segundo tempo começou melhor, principalmente o Sporting. Logo aos 5min, Córdoba fez bela jogada e cruzou para Silva, livre. Ele errou a cabeçada e perdeu a melhor chance do jogo até o momento. Sentindo que a equipe estava mal, o técnico Luiz Felipe Scolari tirou Maicon e colocou o recém-contratado Alessandro.
A substituição não deu certo e o time brasileiro continuou pressionado. A situação piorou aos 15min, quando Sorín fez falta na entrada da área e recebeu cartão vermelho. Mais uma vez Felipão trocou, colocando Sérgio Manoel no lugar de Oséas. A equipe conseguiu segurar melhor as descidas do Sporting, mesmo com um jogador a menos.
O time mineiro já parecia satisfeita com o empate, quando aos 34min, Jackson cruzou da direita e Alessandro completou para as redes, de cabeça. A equipe de Felipão ainda quase ampliou. Aos 45min, Geovanni puxou contra-ataque, invadiu a área e bateu na trave, na saída do goleiro Miranda.