Milão - O técnico Alberto Zaccheroni foi demitido do Milan nesta quarta-feira, depois da eliminação da equipe da Liga dos Campeões.
Para seu lugar, foi contratado o ex-técnico da seleção italiana, Cesare Maldini, pai do capitão da equipe Paolo Maldini. O técnico dos juvenis, Mauro Tassotti, será seu assistente.
O clube não revelou se o contrato de Maldini será até o final da temporada ou se será mais longo.
O Milan empatou por 1 a 1 com o Deportivo La Coruña, da Espanha, na terça-feira, e não conseguiu os três pontos de que precisava para passar às quartas-de-final da Liga dos Campeões.
O clube disse em uma curta declaração em seu website que Zaccheroni foi demitido e que o Milan agradeceu ``seu comprometimento e sua dedicação durante as três temporadas em que esteve à frente da equipe''.
A equipe milanesa só ganhou duas partidas em 18 disputadas desde dezembro. Fica clara a intervenção do presidente da equipe, Silvio Berlusconi, na demissão de Zaccheroni. Ele criticou o técnico na terça-feira e prometeu voltar a ter um papel ativo dentro do clube.
``Fomos desclassificados e isso é decepcionante. Isso significa que vou ter que desempenhar um papel ativo aqui novamente'', disse Berlusconi.
Zaccheroni foi contratado em 1998 junto ao Udinese e ganhou o campeonato italiano logo em sua primeira temporada. No ano passado, a equipe ficou em terceiro no campeonato e se qualificou para a Liga dos Campeões.
Mas depois de ficar em primeiro na primeira fase, à frente de Leeds United e Barcelona, os italianos só conseguiram uma vitória na segunda fase.
Maldini foi campeão europeu pelo Milan como jogador em 1963 e trabalhou como técnico da equipe juvenil no começo da década de 70. Ele foi auxiliar da seleção italiana de 1980 a 1986, quando assumiu o comando da seleção sub-21, que ganhou três títulos europeus nos 11 anos em que esteve no comando.
Ele assumiu a seleção principal em 1997, mas saiu depois da decepcionante campanha na Copa da França.