Rio - O pivô Hakeem Olajuwon, bicampeão pelo Houston Rockets e maior bloqueador da história da NBA, vai perder o resto da temporada por causa de uma doença no sangue, que provocou um coágulo na perna esquerda. Como o jogador de origem nigeriana tem 38 anos e está no fim do contrato de US$ 16,5 milhões com a equipe texana, ele pode até abandonar a carreira.
A bruxa está solta entre os superpivôs da liga. Em outubro, o líder do Miami Heat, Alonzo Mourning, se afastou das quadras com uma séria doença nos rins. No Atlanta Hawks, o africano Dikembe Mutombo perdeu o início da temporada após contrair malária durante as férias no Congo, mas voltou em novembro e se transferiu para o líder Philadelphia 76ers.
Agora é a vez de Olajuwon parar, os médicos do Houston temem que os impactos na quadra e o intenso contato físico no garrafão possam provocar uma hemorragia interna.
Olajuwon não poderá jogar basquete por no mínimo três meses, pois será tratado com medicamentos para "afinar" o sangue e reduzir o coágulo. Ele vinha anotando 11,3 pontos e 7,3 rebotes por jogo nesta temporada, em que os Rockets lutam para roubar do Minnesota Timberwolves a oitava e última vaga nos playoffs da Conferência Oeste.