São Paulo – São Paulo e Ponte Preta se deram bem na rodada deste sábado do Campeonato Paulista. O Tricolor empatou por 4 a 4 com a Portuguesa Santista, em Santos, e garantiu o ponto extra na disputa de pênaltis ao vencer por 3 a 2. Com o resultado, o Tricolor chega a 18 pontos em 9 jogos e e divide a liderança do Paulistão com o São Caetano, que ainda joga neste domingo.
Com uma vitória de 2 a 1 sobre o Mogi, a Ponte chegou à terceira colocação e estaria classificada. O time de Campinas soma agora 17 pontos em 9 partidas. Já o Mogi está em 11º, com 11 pontos em 9 jogos.
A Ponte conseguiu a vitória sob muita chuva no Moisés Lucarelli, em Campinas. Washington e Régis marcaram na primeira etapa, enquanto Jó descontou para o Mogi no segundo tempo.
Após empatar por 4 a 4 no tempo normal com a Portuguesa Santista, o São Paulo venceu o jogo nos pênaltis, por 3 a 2, e subiu da terceira para a segunda posição no Campeonato Paulista: o Tricolor tem agora 18 pontos, como o líder São Caetano, mas perde no saldo de gols para o Azulão, que enfrenta o União São João neste domingo. Tico Mineiro, que marcou três gols para a Portuguesa Santista, e Rogério Ceni, que fez de falta o segundo gol do São Paulo, foram os destaques da partida.
O São Paulo, empolgado pela conquista do Torneio Rio-SP e pela boa campanha no Campeonato Paulista, foi a Santos enfrentar a Portuguesa Santista, invicta em casa na competição. Apesar do bom retrospecto da Lusa santista, o tricolor começou o jogo pressionando e dando poucas oportunidades ao time da casa.
Logo aos 7 minutos, o São Paulo abriu o placar em Santos. França fez boa jogada na entrada da área e tocou para Luís Fabiano. O atacante do tricolor chutou forte, de pé direito, e marcou 1 a 0 para a equipe comandada por Oswaldo Alvarez. Após marcar o primeiro gol, o São Paulo não parou de atacar. Aos 10 minutos, Orestes derrubou Kaká na área e o árbitro marcou pênalti. Belletti cobrou, mas o goleiro Róbson fez boa defesa e evitou o
segundo gol tricolor.
Aos 12 minutos, Rogério Ceni cobrou falta na entrada da área, a bola desviou na barreira e chocou-se contra o travessão do gol da Portuguesa Santista. Apesar da pressão são-paulina, o time da casa empatou o jogo, aos 27 minutos. Depois de um escanteio da esquerda, Tico Mineiro tocou de cabeça e Belletti salvou em cima da linha. No rebote, Tico Mineiro tocou novamente e a bola sobrou para Zinho, que cabeceou para as redes, marcando 1 a 1 no
placar.
Após empatar o jogo em Santos, a Portuguesa Santista melhorou na partida, invertendo os papéis e pressionando o São Paulo. Aos 37 minutos, virou a partida. Tico Mineiro foi derrubado na área por Fábio Simplício e o árbitro marcou pênalti. O próprio Tico Mineiro encarregou-se da cobrança, chutando no canto esquerdo de Rogério Ceni e fazendo 2 a 1 para a Santista.
Aos 43 minutos, Valdir perdeu ótima chance para ampliar o resultado. Zinho driblou três defensores do São paulo e tocou para Valdir, sozinho na pequena área. O lateral da Portuguesa precipitou-se e errou, chutando por cima do gol.
No intervalo, Vadão substituiu Luís Fabiano por Fabiano Souza. Logo aos 4 minutos, o São Paulo empatou novamente o jogo. Rogério Ceni cobrou falta a alguns metros da entrada da área e colocou no ângulo esquerdo de Róbson, marcando 2 a 2 no placar.
A qualidade técnica na segunda etapa caiu. O São Paulo estava um pouco melhor e a Portuguesa Santista preferia jogar recuada, explorando os contra-ataques.
Aos 25 minutos, Vadão colocou Carlos Miguel em campo, no lugar de Júlio Baptista. O meia deu mais qualidade ao time são-paulino, que continuava melhor no jogo.
Aos 30 minutos, Kaká desempatou a partida. Carlos Miguel recebeu passe de Belletti na área, ganhou na dividida com a zaga e tocou para Kaká, sozinho na pequena área. O jovem meia tocou para as redes e colocou o São Paulo na frente.
Um minuto depois, o Tricolor fez 4 a 2. Belletti recebeu na área, gingou e cruzou para o meio. França entrou de peixinho e colocou nas redes. A Portuguesa Santista diminuiu aos 39 minutos. Tico Mineiro recebeu de Zinho, invadiu a área e tocou na saída de Rogério Ceni. Aos 45 minutos, Tico Mineiro empatou novamente o jogo. Ele sofreu pênalti de Gustavo Nery e encarregou-se da cobrança, chutando no canto direito de Rogério Ceni e
levando o jogo para a disputa de penalidades.
Nas cobranças de pênaltis, Carlos Miguel, Fábio Simplício e Belletti fizeram para o São Paulo. Tico Mineiro errou a última cobrança para a Portuguesa Santista e deu a vitória para o Tricolor.