Belo Horizonte - O técnico Lula Pereira se reúne nesta terça-feira com a diretoria do América para, como ele próprio define, “dirimir dúvidas e traçar planos". Após dirigir a equipe em três partidas, o treinador tem uma avaliação completa do elenco e quer saber qual a intenção da diretoria para o restante da temporada, principalmente quanto à contratação de reforços.
“Quando cheguei, os dirigentes já falavam de reforços. Esse grupo é bom e merece investimentos. Mas precisa de uma maior qualidade e experiência", avalia Lula Pereira, que tem conhecimento da situação financeira do clube. “Quero saber dentro de que realidade poderei trabalhar."
Na verdade, Lula Pereira detectou algumas deficiências no elenco e quer um posicionamento do Conselho Gestor quanto à possibilidade da vinda de reforços não só para agora como para o Campeonato Brasileiro, no segundo semestre. O técnico do América prefere não falar para qual posição nem no número de contratações que acha necessárias.
Lula Pereira não impõe a vinda de reforços como condição para sua permanência na equipe, mas deixa claro que as cobranças terão de ser proporcionais ao que lhe for oferecido pela diretoria. “Milagre não se faz. Sou profissional e garanto que o time, qualquer que seja, vai entrar em campo organizado", afirma.
O técnico afirma ainda que continua esperando um melhor rendimento de alguns jogadores e da equipe como um todo. “O time está evoluindo, mas ainda estou aguardando mais de alguns, pelo que me disseram que produzem. Sei que têm condições de dar mais, individual e coletivamente", comenta.
Por tudo isso, Lula Pereira considera a partida de amanhã, a segunda contra o Goiânia, pela primeira fase da Copa do Brasil, muito importante. “Será um jogo importante para a auto-estima de todos nós", observa. Se empatar sem gols, o América se classifica para a segunda fase.
A situação no Campeonato Mineiro, na avaliação do treinador, é difícil. “Acredito que temos condições de nos classificar, principalmente se mantivermos o crescimento e a evolução. Mas é uma interrogação, no momento", comenta Lula Pereira.
Sem Ruy, técnico vai escalar Edson contra o Grêmio
O América terá dois desfalques na partida de amanhã contra o Goiânia, às 20h30, no Independência, pela Copa do Brasil. O lateral-direito Ruy está com uma luxação no dedão do pé direito, e o meia Rogerinho cumpre suspensão automática pela expulsão no primeiro jogo, o empate em 1 a 1, em Goiânia. O técnico Lula Pereira já definiu os substitutos: Edson, na lateral, e Flávio Galvão, no ataque, com Tucho voltando a jogar no meio-de-campo.
Edson participou de dois jogos nesta temporada, contra o Grêmio, em Porto Alegre, e contra o Figueirense, no Independência, ambos pela Copa Sul_Minas. Contra o Atlético, sábado, entrou logo no início do segundo tempo e teve muito trabalho com Marques. “Falta-me um pouco de ritmo, mas acho que fui bem contra o Atlético", comenta.
Lula Pereira tem pedido muita atenção dos jogadores quanto à marcação e o posicionamento em campo. Edson garante que não tem qualquer problema com o esquema que vem sendo implantado pelo treinador. “Estou acostumado. No Mamoré, ano passado, o técnico Renê Santana já falava que primeiro era para marcar e depois jogar", conta o lateral, que espera pegar uma seqüência de jogos, pois Ruy deve ficar parado por sete dias.
O meia Cairo, ex-Atlético, está treinando no CT Lanna Drumond. O jogador, que briga pelo passe na Justiça Trabalhista, recupera-se de uma contusão no joelho e pode ser aproveitado pelo América futuramente.
Na Seleção
O zagueiro Leandro Silva, o Tigrão, dos juniores, apresenta-se hoje ao técnico Carlos César, na Seleção Brasileira Sub-20 que se prepara para o Mundial da categoria, em junho, na Argentina. No clube desde o infantil, Leandro, 18 anos, espera se sair bem nessa primeira convocação para ser chamado outras vezes até o Mundial.