Belo Horizonte - O atacante Oséas convoca a torcida do Cruzeiro para lotar o Mineirão nesta quarta-feira, na segunda e decisiva partida da Copa Sul-Minas, contra o Coritiba. E, assim, repetir o feito da final da Copa do Brasil do ano passado, quando mais de 85 mil pagantes coloriram de azul e branco as arquibancadas e cadeiras do estádio da Pampulha e empurraram o time na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, conquistando o tricampeonato.
“Acho que nem precisaria chamar, pois tenho certeza que os cruzeirenses vão lotar o Mineirão. Eles podem ter certeza que, mesmo jogando com a vantagem, daremos o nosso máximo em campo", prometeu o atacante. Por ter vencido o primeiro jogo da decisão por 2 a 0, sábado, em Curitiba, o Cruzeiro pode até perder por um gol de diferença que fica com o título inédito.
De centroavante fixo na área a atacante de muita movimentação em busca de jogo, Oséas viu seu estilo de jogar sendo modificado aos poucos pelo técnico Luiz Felipe Scolari, assim como pôde assistir também seu desempenho melhorar. Incomodando, cada vez mais, a defesa adversária. “O Luiz Felipe me dá liberdade para sair para o jogo, não gosta de me ver jogando como centroavante parado dentro da área, o que fica mais fácil para a marcação segurar. E eu gosto de me movimentar. Senão, dá a impressão que você está sumido no jogo", observou.
Mas o atacante garante que tal acontecimento só foi possível graças ao bom futebol que vem sendo apresentado pelo time a cada partida. “Só estou me destacando assim porque tanto Oséas quanto Cruzeiro estão em boa fase. Eu sou reflexo da equipe. Por isso, meu futebol está rendendo tanto", comparou o baiano, que marcou o segundo gol da vitória de 2 a 0 sobre o Coritiba, no sábado.
Com relação à partida de amanhã, o atacante espera um adversário extremamente ofensivo, pois precisa retomar a vantagem - por ter tido melhor campanha na primeira fase, o Coritiba jogava por dois empates. “Como foi difícil lá, será aqui. Temos a vantagem, mas nada está ganho. Serão 90 minutos de muita pegada, pois os dois times querem ser campeões. E tomara que seja o Cruzeiro", ressaltou Oséas, que poderá comemorar o segundo título com a camisa azul celeste - o primeiro foi o tricampeonato da Copa do Brasil, em julho do ano passado.
Ausência
O técnico Luiz Felipe Scolari foi a ausência da reapresentação dos jogadores ontem à tarde na Toca da Raposa - foi tratar de assuntos particulares. Mas, pela manhã, deixou pronta a relação dos 20 jogadores convocados para o jogo de amanhã. Só que o lateral-direito Luisinho Netto, inicialmente relacionado, foi vetado. E a novidade foi a inclusão de Ricardinho, que ficou de fora do primeiro jogo se recuperando de dores musculares.
Bosco está à disposição
O goleiro Bosco está confirmado entre os titulares para a segunda partida da Copa Sul-Minas contra o Coritiba, amanhã, no Mineirão. No jogo de sábado, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, ele levou uma pedrada no pé esquerdo e o local ficou bastante inchado, o que ameaçou seu aproveitamento na partida decisiva de amanhã. Mas, o próprio jogador fez questão de garantir, ontem à tarde, que tem condições de atuar.
“Estou bem e o pé já desinchou bastante. Se o treinador optar por mim, estarei pronto", afirmou Bosco, que calçou as chuteiras e treinou normalmente ao lado de Jefferson e Gomes, orientado do preparador de goleiros Flávio Tenius. E sob os olhares atentos de dois torcedores especiais: os filhos Lucas, de 4 anos, e Bianca, de 2, que visitavam pela primeira vez a Toca da Raposa. Lucas, inclusive, aproveitou o tempo livre antes dos treinos para brincar com o pai, vestido com o uniforme do Cruzeiro, camisa 11.
Bosco lembrou o momento tenso pelo qual passou, junto a outros companheiros, no final da partida do final de semana, quando a torcida do Coritiba, inconformada com a derrota do time da casa (2 a 0), começou a atirar pedras no gramado do Estádio Couto Pereira. “Vi o Sérgio Manoel quase sendo atingido. Até tentei me desviar de algumas, mas da última não consegui", contou, entre risadas.
Cautela
Contratado em janeiro junto ao Sport/PE, Bosco está bem próximo de conquistar o primeiro título no Cruzeiro. No entanto, apesar da vantagem adquirida pelo time mineiro no sábado, ele recomenda bastante cautela e humildade para não ser surpreendido pelo Coritiba. “Temos que correr muito e impor superioridade. Pelo que mostrou no sábado, o time deles tem condições de reverter esta situação e não podemos ser pegos de surpresa", observou.
Time pode sair da Copa Mercosul
O Cruzeiro aguarda um comunicado oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a respeito da possibilidade de o time ficar de fora da Copa Mercosul, competição sul-americana onde os participantes apuram cerca de US$ 6 milhões com direito de transmissão pela televisão. Ontem, os dirigentes foram informados extra-oficialmente de que o clube não poderá disputar tal torneio por também estar inscrito no Campeonato Brasileiro, o que causaria confronto de datas.
A assessoria do clube, no entanto, informou que tal regulamento estaria valendo apenas apartir do quadriênio 2002/2005, conforme divulgado no último dia 13, dentro das modificações que foram determinadas pela CBF. Isto porque a confederação estaria elaborando as tabelas de campeonatos para que pudesse atender à determinação de 30 dias de férias aos jogadores, antes de uma pré-temporada de 15 dias. No entanto, especula-se que a Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, impôs as modificações, para esvaziar a Copa Mercosul.
Venda antecipada
Os ingressos para a partida de amanhã, decisão da Copa Sul-Minas, contra o Coritiba, no Mineirão, começam a ser vendidos a partir das 9 horas de amanhã na sede do clube - no Barro Preto -, no Posto Psiu da Praça Sete e na bilheteria quatro do estádio. Homens e mulheres pagam R$ 10 e crianças, acompanhadas de responsáveis, entram de graça. O goiano Antônio Pereira da Silva, da Fifa, será o árbitro da partida. O Cruzeiro está nas semifinais da Copa Curitiba de Futebol Juvenil. O adversário será conhecido hoje depois do jogo entre Corinthians e Atlético/PR.