São Paulo - A Toyota, que estréia na F-1 no ano que vem com equipe própria, chega disposta a fazer barulho. E não está medindo esforços para começar sua história na categoria em grande estilo. Há algumas semanas, a montadora japonesa, por meio de emissários, enviou uma proposta a Michael Schumacher que, em princípio, seria irrecusável: um contrato em branco para o alemão.
O piloto da Ferrari poderia decidir quanto iria ganhar, de quanto tempo seria seu compromisso com a equipe e teria autonomia até para escolher seu staff técnico. Na opinião da Toyota, ter em seus quadros um piloto como Schumacher abreviaria em alguns anos o tempo que a equipe imagina ser necessário para começar a ganhar corridas.
Michael tem contrato com a Ferrari até o final do ano que vem. Ele recebe cerca de US$ 35 milhões por temporada e já teria acertado sua permanência até o final de 2006 ganhando US$ 50 milhões anuais, de acordo com a revista oficial da F-1.
Pelos cálculos da Toyota, daria para pagar quase o dobro - US$ 100milhões - ao alemão que o retorno estaria garantido. Dinheiro não falta. A empresa é a maior produtora de automóveis do Japão, com quase 50% do mercado local. No mundo, está entre as cinco maiores. Só com o projeto de F-1, estima-se que a Toyota está gastando US$ 200 milhões apenas para colocar seu carro na pista em 2002. Carro que será apresentado na próxima sexta-feira, em Paul Ricard, na França.
A Toyota arrendou o autódromo, ergueu uma fábrica de 950 metros quadrados, reformou as instalações e o transformou numa pista de testes "high tech".
Com tanta grana sobrando, investir em Schumacher não representaria nenhuma dificuldade. O problema é que o alemão não parece disposto a trocar o certo pelo duvidoso. A Ferrari atingiu um nível de competitividade difícil de ser alcançado em outro time em pouco tempo.
Mais ainda quando se trata de uma equipe estreante, sem experiência na F-1. Mas o simples fato de a Toyota apresentar uma folha em branco ao alemão é uma prova de que piloto ainda é importante para quem pretende ganhar corridas.