Rio - Santa Catarina vai organizar, mais uma vez, a Copa Brasil de Marcha, que chega este ano à 13ª edição. A competição será realizada nesta sexta-feira e sábado, em Florianópolis, na avenida Beira Mar Norte. O torneio estava marcado para abril, mas foi antecipado para que pudesse fazer parte dos festejos pelo aniversário da cidade, neste dia 23.
A principal atração é, por sinal, um atleta do estado: Sérgio Vieira Galdino, que compete pelo Vasco. Galdino, um professor de educação física de 31 anos, mora em Blumenau, e é o recordista brasileiro dos 20 e dos 50 km. Ele vai tentar o índice para o Mundial de Edmonton, marcado para agosto.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 104 atletas, que vão competir por 20 clubes de 10 estados e do Distrito Federal. Além de Galdino, Santa Catarina apresenta outros nomes que vão brigar pelo título. Entre eles, José Alessandro Bagio, um dos favoritos nos 10 km juvenil. Bagio foi o sétimo no Campeonato Mundial da categoria, realizado no Chile, em 2000, e compete por Timbó.
Da mesma cidade vem Alessandra Picagevicz, de 16 anos, campeã sul-americana dos 5 km menor e favorita em sua prova na competição.