Rio - O iatista Robert Scheidt participa da última regata do Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica, que será realizada neste sábado, a partir das 12 horas em Angra dos Reis (RJ). Robert, que é timoneiro do barco ESPN Brasil, está em segundo lugar no campeonato e quer garantir mais um título em sua carreira.
A disputa da competição promete ser acirrada, porque os cinco primeiros colocados têm chances de garantir uma vitória na prova. “A regata de sábado será muito competitiva porque todos os barcos podem conquistar o primeiro lugar na competição", diz Robert.
As três primeiras regatas da prova foram realizadas no último final de semana (17 e 18), em Angra dos Reis. Na regata de sábado, Robert conquistou um segundo lugar e no domingo, um terceiro e um sexto lugares, somando 11 pontos perdidos na classificação geral.
Um dos fortes adversários de Robert será o barco carioca Caninana, que mantém a liderança do campeonato com 10 pontos (assegurou um quinto, um segundo e um terceiro lugares). O Scirocco está empatado com o ESPN e tem 11 pontos. O Alucinante VI ocupa a quarta posição com 14 pontos, seguido de Sorsa II com 18 pontos. O pior resultado de cada barco será descartado após a quarta etapa.
O barco, de 32 pés e comandado por Marcos Ferrari, tem como tripulantes Arthur Ferraz (proeiro), o mexicano Juan Fuentes (trimmer) e Cláudio Bieckarck (tático), que foi o técnico de Scheidt nos Jogos Olímpicos de Sydney.