São Paulo - Robert Scheidt conquistou pela sétima vez o Campeonato Brasileiro da Classe Laser, que este ano foi realizado no Iate Clube de Fortaleza. Esta foi a 27a edição do torneio.
Na pontuação geral da classe Laser Standard, Scheidt venceu com 10 pontos, seguido por Gustavo Lima, com 15, e o carioca João Signorini, o Joca, com 19.
O medalhista de ouro em Atlanta-96 e prata em Sydney-200 comemorou a vitória ainda no mar, tomando champanhe e, ao chegar em terra, declarou à assessoria de imprensa:
"É muito bom quando se ganha numa disputa tão acirrada. Valoriza mais ainda o título, me dando um início de 2001 muito estimulante. Nas Olimpíadas foi muito duro, então essa vitória em Fortaleza me motiva para fazer uma boa campanha no Mundial de Laser na Irlanda”.
Os ventos fracos impuseram o cancelamento de duas das três regatas que seriam realizadas nas classes Laser Radial e 4.7.. Desta forma, na contagem geral de pontos para os títulos de ambas as classes, o resultado deu vitórias para cariocas e cearenses.
Na classe Radial, Breno França Vieira (RJ) conseguiu o título de campeão nacional no Geral. Philipe Nottingham Filho ficou em 2o lugar e Tiago Rodrigues em 3o lugar na classe Radial. Philipinho, como é mais conhecido no meio, disse que "realmente foi um ótimo resultado, afinal o melhor resultado dos cearenses num nacional foi o 11o lugar, que tirei ano passado. Então ficamos muito bem".
Já na classe 4.7., aos 16 anos, Diego Aidê (RJ) é o campeão na contagem geral. Aidê, que venceu o torneio Pré-Brasileiro no Rio Janeiro, confirmou a liderança, declarando que "foi um campeonato muito disputado, sempre com cearenses empatando, mas acabei liderando de ponta a ponta. O segundo lugar geral da 4.7. ficou como cearense Bruno Rodrigues, que deixou a velejadora carioca Lívia Tostes em 3o lugar geral.
RANKING GERAL DO BRASILEIRO (soma de todas as regatas)
No de Regatas realizadas até hoje: 9 regatas de Standard e 8 regatas de radial e de 4.7.
Laser Standard
1º lugar – Robert Scheidt (SP)
2º lugar – Gustavo Lima (Portugal)
3º lugar – João Signorini (RJ)
Laser Radial
1º lugar – Breno Vieira (RJ)
2º lugar – Philipe Nottingham Filho (CE)
3º lugar – Tiago Rodrigues (CE)
Laser 4.7.
1º lugar – Diego Miguel Aidê (RJ)
2º lugar – Bruno Rodrigues (CE)
3º lugar – Lívia Tostes (RJ)