São Paulo - Aparecer é preciso, correr não é. Na semana que antecede o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, os pilotos brasileiros têm recorrido a quase tudo para garantirem seu marketing pessoal -- de tintura nos cabelos a brincadeiras em rádio e campeonatos de golfe.
O mais excêntrico até agora foi Tarso Marques, da Minardi. O paranaense pintou o cabelo de azul especialmente para a corrida. ``Um monte de gente entre amigos e jornalistas queria que eu pintasse de verde e amarelo. Achei que azul chamaria menos a atenção'', explicou Marques à Reuters.
O novo visual, entretanto, pode não durar até o dia da corrida, domingo. ``Não sei porque clareou bastante, está meio cinza, meio azul. Mais dois dias vai sair tudo e vou ficar loiro. Então acho que vou pintar de novo'', disse, explicando que teve antes que descolorir os cabelos.
Marques não vê a hora de realizar o primeiro treino, mas sabe que suas chances são pequenas. Na primeira corrida do ano, na Austrália, ele teve que abandonar na quarta volta com problemas no motor e na Malásia terminou em 14o. e último lugar, quatro voltas atrás dos líderes.
``Todo mundo tem consciência do equipamento que tenho'', disse. ``Agora, não pode só torcer, tem que rezar para eu terminar (a prova) e o equipamento funcionar''.
Luciano Burti, da Jaguar, foi um pouco menos audacioso e preferiu o humor. Na segunda-feira ele participou do programa ``Pânico'', da Rádio Jovem Pan. Conversou e brincou com os apresentadores e falou sobre Fórmula 1.
Segundo sua assessoria de imprensa, na terça-feira ele deve abrir sua vida fora da Fórmula 1 em gravação para a Rede Globo.
Rubens Barrichello foi mais calmo. O piloto da Ferrari procurou a tranqüilidade dos campos de golfe na disputa de um torneio de confraternização que antecedeu o Brasil Open São Paulo, na semana passada. Entretanto, o atacante Ronaldo, da Inter de Milão, também participou, e não teve como a dupla não chamar a atenção da imprensa.
Barrichello, que chegou a São Paulo na segunda-feira da semana passada, está na cidade com a família e deverá jogar golfe novamente, porém dessa vez só para treinar. ``O golfe me traz paz de espírito'', disse Barrichello, que pratica o esporte há quatro meses.
Já Enrique Bernoldi, da Arrows, também terá seus 15 minutos de fama em programas de televisão. Ele e Tarso Marques deverão gravar na terça-feira um quadro para o programa de Ana Maria Braga, da Rede Globo.