Porto Alegre - O caso Ronaldinho Gaúcho pode ter o mesmo final do imbróglio envolvendo o meia Juninho Pernambucano e o Vasco da Gama.
Nesta segunda-feira, o advogado de Ronaldinho, Sérgio Neves, entrou com uma ação cautelar na 26a. Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre alegando o não pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entre 1997 e 1999. Por esta mesma razão, Juninho ganhou na Justiça o passe.
Esta é a segunda ação na disputa entre Ronaldinho e o Grêmio. A juíza Antônia Mara Loguércio, da 26a. Vara, marcou para o dia 20 de abril uma audiência entre as partes para tratar da liminar obtida pelo clube em 16 de fevereiro, impedindo que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conceda o atestado liberatório do jogador.
O passe de Ronaldinho está estipulado na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em R$ 83,9 milhões. Mas os advogados apostam numa vitória nos tribunais para entregá-lo ao PSG, da França, sem custos, baseados na extinção do passe.
Segundo o novo regulamento, que entrou em vigor nesta segunda-feira, os clubes podem assinar contrato com jogadores a partir de 16 anos, com um prazo máximo de cinco anos, para dar garantias ao time formador do atleta, que terá direito a indenização em caso de transferência durante o contrato ou seis meses após, se o clube estiver pagando o salário do jogador.
Ronaldinho deverá se apresentar em Paris em abril. O clube já estaria agendando amistosos e elaborando um trabalho de preparação física para Ronaldinho. Tudo para deixá-lo pronto para o início da temporada 2001/2002.
O Grêmio segue acreditando que é dono do passe de Ronaldinho. Sustenta isso no fato de que seu contrato com o clube terminou antes da entrada em vigor da Lei Pelé, nesta segunda-feira.
``A lei só passa a valer a partir desta segunda-feira, portanto só ficam donos do passe os jogadores cujo vínculo expirar depois desta data. O contrato do Ronaldinho foi firmado na lei antiga'', argumenta o vice-presidente do clube, Jayme Eduardo Machado, um procurador da República aposentado que passou os últimos dois anos estudando a lei.
Ronaldinho está com a seleção brasileira em Guayaquil. Nos últimos 10 dias, treinou em um clube de Porto Alegre e no time reserva do São José, terceiro clube de Porto Alegre e um dos participantes do octogonal final do Gauchão 2001. Procurado nesta segunda-feira, o ex-jogador Assis, irmão e procurador de Ronaldinho, não foi encontrado.