Rio - Candinho reassume o cargo de treinador da Portuguesa de Desportos pela quinta vez. No entanto, esta será a primeira vez que ele entra na reta final de um campeonato, com o time em situação delicada, correndo o risco de não disputar as semifinais do Campeonato Paulista.
Candinho acha muito difícil a situação do time, mas disse não temer o desafio que terá pela frente: vencer os cinco jogos que restam para classificar a equipe. A primeira partida de Candinho como novo técnico da Portuguesa de Desportos será contra o Rio Branco, de Americana, domingo, no Canindé.
Ele considera muito difícil para os grandes times de São Paulo o campeonato desse ano. “ O sistema do campeonato deste ano favorece às equipes menores, pois tem a vantagem de fazer a maioria dos jogos em casa. Não é nada fácil enfrentar times como o São Caetano e o Rio Branco no campo deles”, afirmou Candinho, que foi o técnico da Seleção Brasileira na goleada de 6 a 0 sobre a Venezuela, em Maracaibo, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, em outubro do ano passado.
Segundo ele, o modelo do atual Campeonato Paulista tem a vantagem das arrecadações, lotando os estádios do interior, mas traz para os clubes grandes o desequilíbrio técnico. Além do Estadual, Candinho também dirigirá neste semestre a equipe na Copa do Brasil, competição na qual a Portuguesa passou pela primeira fase eliminando o Figueirense, de Santa Catarina.
Em 1996, o treinador levou a Portuguesa à decisão do título do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, de Porto Alegre. Acabou ficando com o vice-campeonato. O técnico lembra ainda que a Portuguesa poderia também ter chegado à final do Brasileiro de 1998, mas não conseguiu em razão de erros de arbitragem.