Rio - Apesar da derrota para o Toronto Raptors por 101 a 92, nesta terça-feira, a torcida que compareceu em grande número ao AmericanAirlines Arena teve motivos para comemorar. Depois de uma longa ausência por causa de uma séria doença renal, o pivô Alonzo Mourning voltou ao time, superando todas as expectativas.
Mourning estava afastado do basquete desde outubro do ano passado. Na época, foi constatado que ele estava com glomerulosclerosis, uma doença rara que afeta o funcionamento dos rins, podendo levar à falência dos mesmos. O pivô esteve ameaçado inclusive de ter sua carreira encerrada. As previsões eram de que um possível retorno aconteceria apenas na temporada 2001/2002.
Ainda fora de ritmo de jogo, Mourning jogou apenas 19 minutos, conseguindo nove pontos e seis rebotes. O destaque da equipe foi o ala Anthony Mason, com 23 pontos e 11 rebotes. O armador Tim Hardaway anotou 21 pontos. No entanto, o time da casa não conseguiu superar a grande atuação do armador Vince Carter. Ele foi o destaque do jogo, com 38 pontos, seis rebotes e quatro tocos. O reserva Dell Curry contribuiu com 23 pontos, enquanto o ala Charles Oakley terminou com 12 pontos e 14 rebotes.
O Toronto dominou a partida e esteve à frente no placar durante quase todo o tempo. O Miami chegou a ameaçar, reduzindo a diferença para apenas dois pontos a quatro minutos e meio do fim. Mas o Raptors marcou os sete pontos seguintes e assegurou a vitória. O time canadense ainda é o sexto na Conferência Leste, com 39 vitórias e 32 derrotas. O Heat é o quarto, com 42 e 28.