Londres - Jogadores de basquete são vulneráveis a contusões no tornozelo e seus tênis com cápsulas de ar no solado podem piorar ainda mais a situação, disseram pesquisadores australianos na terça-feira.
Um estudo com dez mil jogadores amadores de basquete na Austrália mostrou que metade das contusões nos tornozelos ocorria durante a ``aterrissagem'' depois de um lançamento ou rebote, e um terço em decorrência de torções e viradas bruscas.
Cientistas da universidade La Trobe em Vitória, na Austrália, constataram que um histórico de contusões no tornozelo, falta de alongamento e tênis com solados com cápsulas de ar aumentam o risco de ferimentos.
``Os jogadores que calçam tênis com solas com cápsulas de ar têm 4,3 vezes mais risco de contundir o tornozelo do que os que não os usam'', disse Gaylene McKay, da escola de fisioterapia da universidade.
Uma porta-voz do gigante de equipamentos e roupas esportivas Nike Inc., entretanto, disse que isso era apenas uma hipótese. A empresa coloca cápsulas de ar no solado dos tênis há 24 anos.
``Não existe conexão causa e efeito. Eles não mostram o porquê de isso ser verdade. Existem várias razões que não têm absolutamente nada a ver com os calçados esportivos que podem ter sido responsáveis pelos índices de contusões'', disse Cathryn Reith à Reuters em entrevista pelo telefone.
Em um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, McKay e uma equipe de pesquisadores observaram mais de dez mil jogadores de basquete. Trinta e sete sofreram contusões durante o estudo.
''Mais estudos são necessários para explorar a hipótese de que as cápsulas de ar reduzem a estabilidade do pé e conseqüentemente criam o risco de contusão no tornozelo'', disse McKay.