Paris - O primeiro-ministro francês, Lionel Jospin, defendeu nesta quarta-feira a candidatura de Paris para os Jogos Olímpicos de 2008, com o argumento de que a proposta concilia "o coração e a razão".
"A razão é o rigor financeiro do projeto", disse Jospin ao receber a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Ele destacou que o custo total do projeto será de 22 bilhões de francos (quase 3 bilhões de dólares), que segundo ele "é razoável".
O primeiro-ministro destacou que a "segurança financeira do projeto está garantida pelos poderes públicos franceses" e assegurou aos representantes do COI que se a candidatura de Paris for escolhida, rapidamente será formada uma delegação interministerial, que será o "único interlocutor" do Comitê de Organização do evento de 2008.
Ele também garantiu que os compromissos que eventualmente sejam estabelecidos, serão os do Estado. "Eles serão respeitados por todos os governos franceses que vierem depois, até o final dos Jogos".
Jospin falou por último sobre uma "candidatura de paixão, uma candidatura de coração" e lembrou que a França "comparte plenamente os valores humanistas estabelecidos pela Carta Olímpica: respeito dos princípios éticos universais, respeito absoluto dos direitos humanos, solidariedade e busca da paz no mundo".