Rio - Com os rostos pintados de amarelo, azul e vermelho, milhares de torcedores passaram a noite de quarta-feira nas ruas de Quito festejando a primeira vitória do Equador sobre o Brasil no confronto entre as duas seleções. A cidade de Guayaquil também teve uma noite agitada com carros buzinando sem parar numa demonstração de euforia pelo mais expressivo resultado conseguido pelo time equatoriano no âmbito sul-americano.
Sem dúvida para os equatorianos, a estrela da jornada foi Agustin Delgado, atacante que marcou o gol da vitória. A mãe do jogador, Anatolia Chalá, disse que se sentia muito feliz. “No começo do jogo estava desesperada, mas pedi a Deus que ajudasse meu filho a marcar um gol e ele o conseguiu.”
Foi o quinto gol de Delgado nas Eliminatórias e, sem dúvida, o mais importante.
O presidente Gustavo Noboa lamentou não ter assistido ao jogo mas fez questão de parabenizar comissão técnica e jogadores pelo resultado. “Estou encantado porque o Equador merecia esta vitória.”
A vitória sobre o Brasil se converteu num verdadeiro bálsamo para um país de 12 milhões de habitantes que enfrenta uma das piores crises econômicas da sua história.