Rio - A americana Venus Williams, terceira colocada do ranking mundial, derrotou nesta quinta-feira a suíça Martina Hingis, número 1 do mundo, por 2 sets a 0 (6/3, 7/6 (8/6)), em uma hora e 40 minutos, classificando-se para a final do Ericsson Open, o WTA Tour de Miami, nos EUA.
Venus decidirá o título contra a vencedora da partida entre sua compatriota Jeniffer Capriati, quarta cabeça-de-chave, e a russa Elena Dementieva, sétima pré-classificada. Capriati e Dementieva se enfrentam a partir das 23h desta quinta-feira (de Brasília).
Hingis começou muito mal no set inicial e teve o serviço quebrado no primeiro e no terceiro game, com Venus abrindo 4 a 0. No oitavo game, a suíça obteve uma quebra, diminuindo para 5 a 3. Mas no game seguinte, a número 1 do mundo se complicou novamente e Venus fez 40 a 15. A americana quebrou outra vez o serviço de Hingis e fechou em 6 a 3, em 38 minutos.
A primeira quebra de serviço do segundo set aconteceu no nono game e a vítima foi Venus Williams. Mas a tenista suíça não conseguiu fechar o set e a americana deu o troco, empatando em 5 a 5 e virando para 6 a 5 após confirmar seu saque. Hingis venceu o game seguinte e o set teve de ser decidido no tie-break: como no primeiro set, a número 3 do mundo foi mais eficiente no momento decisivo e venceu por 8 a 6, e o set por 7 a 6, em uma hora e dois minutos.