Londres - O ex-nadador olímpico Dick Pound, que ajudou a transformar as Olimpíadas em um sucesso comercial nas últimas duas décadas, parece estar perto de mergulhar na disputa pelo cargo mais poderoso do esporte mundial -- o de presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Pound, de 59 anos, disse na sexta-feira que vai revelar na segunda-feira se vai participar da batalha neste ano pelo cargo. O advogado canadense e chefe de marketing do COI tem se mantido em silêncio nas últimas semanas sobre sua posição.
Mas ele informou em um comunicado que vai dar uma entrevista à imprensa em Montreal na segunda-feira. ``Ele vai anunciar suas intenções em relação à sua candidatura para a presidência do COI'', dizia o comunicado.
Fontes ligadas ao COI acreditam que Pound vai ser candidato na votação em julho, em Moscou, que vai decidir quem será o sucessor de Juan Antonio Samaranch, há 21 anos no cargo.
Pound será o terceiro candidato de peso na disputa. O cirurgião belga Jacques Rogge e o sul-coreano Kim Un-yong já confirmaram suas candidaturas. A ex-remadora Anita DeFrantz e o ex-esgrimista Pal Schmitt são os outros possíveis candidatos.