Rio – O Lakers conseguiu evitar a quebra de um tabu. Os atuais campeões derrotaram o Dallas Mavericks por 98 a 89, no Staples Center, em Los Angeles e evitaram a terceira derrota consecutiva. Desde que o técnico Phil Jackson assumiu, no início da temporada passada, o time não fica mais que dois jogos sem vencer.
Com o resultado, o Lakers se manteve na quarta posição da Conferência Oeste, com 48 vitórias e 25 derrotas. O Dallas, por sua vez, foi superado pelo Portland Trail Balzers e caiu para a sexta colocação, com o 46 vitórias e 26 derrotas.
Sem o armador Kobe Bryant, com uma lesão no tornozelo esquerdo, o pivô Shaquille O'Neal ficou encarregado de comandar a equipe sozinho. E ele não decepcionou, marcando 35 pontos e apanhando 13 rebotes.
Além disso, Shaq conseguiu mais uma vez superar sua principal deficiência: os lances livres. Ele converteu 13 das 17 tentativas que teve. Com uma média de 50%¨de aproveitamento na carreira de de cerca de 40% nesta temporada, o pivô vem acertando aproximadamente 70% dos arremessos da linha de lance livres nos últimos sete jogos.
Pelo Dallas, o destaque maior foi o ala Dirk Nowitzki. Ele marcou 24 pontos e apanhou nove rebotes. O armador Michael Finley contribuiu com 18 pontos, enquanto o pivô Shawn Bradley, mais alto que O'Neal, fez apenas 12 pontos.