São Paulo – Os torcedores que permaneceram em Interlagos na tarde deste sábado para assistir a temporada de abertura do Campeonato Internacional de F-3.000 depois do treino da Fórmula 1 se desapontaram com o resultado dos brasileiros. As quatro primeiras posições no grid de largada foram dos pilotos nacionais, mas apenas Jaime Melo Jr conseguiu chegar ao final na zona de pontuação. Terminou em terceiro lugar. O britânico Justin Wilson ganhou a vitória como herança.
O desastre nacional começou logo na largada. Ricardo Sperafico se complicou e ficou para trás. Quando tentava recuperar posições, acabou sofrendo um acidente. A batida provocou a entrada do carro de segurança na pista. O piloto, decepcionado com o resultado da sua corrida de estréia em casa, voltou chorando para os boxes.
Outro que ficou pelo caminho foi Mário Haberfeld. Com pneumonia, o piloto deixou o hospital para correr. Depois de lutar por posições intermediárias, teve que abandonar com problemas no carro.
Pior aconteceu com Antonio Pizzonia e Rodrigo Sperafico, irmão gêmeo de Ricardo. Pizzonia, conhecido como ‘Garoto da Selva’, liderou boa parte da corrida. Mas acabou sendo punido por ter, supostamente, feito uma ultrapassagem em bandeira amarela. Acabou terminando em nono lugar. Rodrigo, que etava em terceiro, também recebeu a punição e acabou em 14º.
Com as punições dos brasileiros e do checo Thomas Enge, que estava em segundo lugar, Wilson recebeu o primeiro posto de herança e conduziu o carro para receber a bandeira quadriculada na frente. Foi sua primeira vitória na categoria. O australiano Mark Webber ficou em segundo.
A classificação final da prova:
1. Justin Wilson (GBR/Nordic) 150,845 km em 53:48.503 (média: 168,202 km/h)
2. Mark Webber (Aus/Super Nova) à 3.6
3. Jaime Melo (Bra/Durango) à 7.6
4. Sébastien Bourdais (Fra/DAMS) à 17.4
5. David Saelens (Bel/European Minardi) à 21.9
6. Joel Camathias (Sui/KTR) à 27.0
7. Fabrizio Gollin (Ita/Coloni) à 28.5
8. Darren Manning (GBR/Arden Team Russia) à 30.2
9. Antonio Pizzonia (Bra/Petrobras) à 39.9
10. Bas Leinders (Bel/KTR) à 43.3
11. Andrea Piccini (Ita/European Minardi) à 45.1
12. Tomas Enge (Rch/Nordic) à 46.4
13. Rodrigo Sperafico (Bra/Coloni) à 46.7
14. Derek Hill (EUA-DAMS) à 50.7