Porto Alegre - Mesmo com a conquista antecipada do primeiro turno do octogonal final do Gauchão, e a garantia de uma vaga na decisão da competição, o Grêmio permanece em alerta, disposto a ganhar o segundo turno – o que eliminaria a necessidade de uma final. Quem garante é o técnico Tite, feliz pela vitória de 4 a 2 sobre o Internacional, domingo, no Olímpico.
"Estamos até mais motivados. Não que seja proibido amolecer, mas é mais racional buscar a conquista do outro turno".
O Grêmio volta a atuar pelo Gauchão contra o Esportivo, na noite de quarta-feira, em Bento Gonçalves. Tite já prometeu que colocará em campo o time titular. Porém, ele terá dois desfalques: os volantes Polga e Eduardo Costa, receberam o terceiro cartão amarelo no Gre-Nal. Alex Xavier e Vágner deverão ser os substitutos. Em compensação, no ataque, Tite contará com o retorno de Marcelinho Paraíba, que cumpriu suspensão automática. Se derrotar o Esportivo, que é lanterna do campeonato com um ponto, o Grêmio encerrará o turno com 19 pontos em 21 disputados.
O meia Tinga já era o xodó da torcida do Grêmio antes de ser emprestado a Botafogo e clubes do Japão. No domingo, no Olímpico, ele só fez aumentar o carinho que recebe dos torcedores ao marcar os dois primeiros gols da vitória.
Além de ter assinalado dois gols, Tinga também se destacou nas funções de marcação e de articulação de jogadas ofensivas. "É o trabalho de grupo que faz a gente atuar bem", disse, com modéstia, o meia.
Quando o placar registrava 3 a 0 para o Grêmio, e o Colorado marcou seus gols, Tinga chegou a temer pela virada do rival. "Mas por tudo o que a gente tem feito no Gauchão, eu acreditava na nossa vitória".
Tinga tem contrato com o Grêmio até dezembro. Os dirigentes nem pensam em voltar a emprestá-lo.