Paris - Mais de 240 milhões de pessoas jogam futebol com regularidade em todo o mundo, enquanto cerca de cinco milhões participam como árbritos, bandeirinhas e dirigentes, anunciou esta terça-feira um comunicado da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Estes 240 milhões representam "uma pessoa em cada 25, o que testemunha que o futebol é o esporte número um do mundo", comemorou a FIFA.
"Tanto no continente americano, como na Europa, a proporção de jogadores e jogadoras é mais elevado do que no resto do mundo", acrescenta o comunicado, que também precisa que mais de 20 milhões de mulheres jogam futebol, 80% delas quando crianças ou adolescentes, "prova de que o futebol feminino está em expansão fora da América do Norte".
"Em escala mundial existem mais de 1.500.000 equipes e 300.000 clubes de futebol, muitas pessoas praticam este esporte fora de um marco oficial organizado", indica a federação. Estas cifras são o resultado de uma pesquisa feita no ano 2000 pela FIFA entre 204 associações nacionais afiliadas à federação.