Rio - A escalação de Marat Safin no confronto Suécia x Rússia, que começa nesta sexta-feira e é válido pelas quartas-de-final da Copa Davis-2001, será decidida apenas horas antes da disputa. A informação é do capitão da equipe russa, Shamil Tarpishchev, que afirmou que seu time terá poucas chances de derrotar os suecos se o líder do ranking de entradas não puder jogar. Safin está se recuperando de uma lesão nas costas.
Além de Safin, os convocados para o confronto contra a Suécia foram Yevgeny Kafelnikov, sexto do ranking de entradas; Mikhail Youzhny, 85º da lista; e Andrei Stoliarov, 92º.
“Se ele não conseguir superar a lesão nós seremos obrigados a escalar Youzhny ou Stoliarov. Nesse caso, eu diria que não teeremos mais de 30% de chances de passar para as semifinais”, lamentou Tarpishchev.
Safin sofreu a lesão na vitória sobre o sueco Thomas Johansson, pelas semifinais do Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes, no dia 2 de março. No dia seguinte, ele não agüentou as dores e abandononou a decisão, deixando o título com o espanhol Juan Carlos Ferrero.
Dez dias depois, ele foi eliminado por Johansson na primeira rodada do Masters Series de Indian Wells, nos EUA. E na semana seguinte, ele perdeu para o espanhol Juan Balcells em sua estréia no Masters Series de Miami, também nos EUA, pela segunda rodada do torneio -- as atuações ruins nas duas derrotas mostraram que o russo ainda não se recuperara da lesão nas costas.