Rio - Pela primeira vez, a "Seleção Brasileira" do ASP World Championship Tour (WCT) estará completa na "perna australiana" do Circuito Mundial de 2001. Os onze atletas que neste ano vão representar o Brasil na elite mundial da ASP (Association of Surfing Professionals), estão na lista dos 31 brasileiros que aparecem entre os 255 surfistas de 16 paises inscritos para o primeiro evento de nível 6 estrelas do World Qualifying Series (WQS) 2001.
Além dos US$ 100 mil em prêmios, estarão em jogo 2.750 pontos no Wet Dreams Masters, já que as ondas de Margaret River, em West Austrália, foram classificadas como "prime" e dão 10% a mais na pontuação. A competição começou em ondas pequenas no início da semana, mas na quarta-feira as ondulações já passavam dos 2 metros de altura, mostrando toda a força havaiana das ondas de Margaret River.
Nestas condições, o carioca Raoni Monteiro registrou a imbatível marca de 20,33 pontos para vencer a primeira bateria com a melhor apresentação do dia. Em seguida, o pernambucano Bernardo Pigmeu mostrou muita coragem nas ondas de 8 pés (2,5 metros) de altura para garantir a segunda posição na bateria.
Além de Raoni e Bernardo, o outro único brasileiro que conseguiu classificação para a quinta rodada do Wet Dreams Masters foi o paulista Odirlei Coutinho. Já Danylo Grillo (SP), Marcelo Trekinho (RJ) e Álvaro Bacana (MA), acabaram derrotados e estão fora da competição, junto com Leonardo Neves (RJ), Beto Fernandes (SP), Carlos Santos (SC) e Leandro Santos (RJ), que perderam nas fases anteriores.
A quarta-feira foi encerrada com as quatro baterias iniciais da quinta fase e um confronto direto entre Brasil e Austrália marcou as duas primeiras disputas. Na primeira, o cearense Fábio Silva, vice-líder do WQS 2001, estreou com vitória, mas Brett Hardy ganhou a briga pela segunda vaga do carioca Raoni Monteiro e de Shane Bevan. Na segunda, Tom Whitaker ficou em primeiro lugar e o paulista Edgar Bischof em segundo, com ambos barrando os trialistas Jarrad Howse e o pernambucano Bernardo Pigmeu.
Com as classificações, Fabinho e Brett Hardy irão enfrentar dois brasileiros na abertura da batalha final das triagens: o número 1 do ranking mundial WQS, Danilo Costa, de Natal (RN), e o carioca Yuri Sodré. E Whitaker e Bischof pegarão Todd Prestage (AUS) e o catarinense Neco Padaratz, um dos sete integrantes da "seleção brasileira" do WCT 2001 que deixaram para estrear na "perna australiana" no WQS 6 estrelas de Margaret River.
Outros seis brasileiros estão na lista dos pré-classificados da sexta fase: Victor Ribas (RJ), Tânio Barreto (AL), Crhistiano Spirro (BA) e os top-45 do WCT 2001, Fábio Gouveia (PB), Joca Júnior (RN) e Ro-drigo Dornelles (RS). Mas, outros quatro brasileiros encontram-se escalados nas baterias restantes da quinta fase e podem engrossar o pelotão verde-amarelo na disputa final pelas 32 vagas para enfrentar os cabeças-de-chave na sexta rodada.